Vem aí o Orkut Promote!

3 min de leitura
Imagem de: Vem aí o Orkut Promote!

Não há dúvidas que o Twitter realmente deu uma sacudida  na internet. Ao sucesso da ferramenta de microblogs podemos atribuir muitas razões que vão além dos quinze minutos de fama que outras ferramentas conseguem.

O Twitter trouxe uma nova forma de compartilhar informação. Sua limitação de 140 caracteres não é nenhum empecilho, pelo contrário. É ela a responsável pela objetividade da ferramenta. A forma “construtivista” de conteúdo privilegia aquilo que é realmente de interesse para um determinado grupo de usuários.

E quando todos imaginavam que a tendência natural era o passarinho azul ser engolido pelo gigante Google, o que está acontecendo, na realidade, é exatamente o contrário. Outras redes sociais e ferramentas estão se integrando ao Twitter ou, quando não o fazem, adotam modos de funcionamento similares ao do microblog.

Um grande exemplo disso é o Orkut Promote. A ferramenta foi anunciada nesta semana, juntamente com o lançamento de um vídeo ilustrativo de como funcionará a ferramenta. A ideia do Orkut Promote é permitir ao usuário fazer justamente o que o nome preconiza: promover conteúdo dentro do próprio Orkut.


Como isso deve funcionar

Como mostra o vídeo a ideia é que o usuário possa promover textos, fotos ou vídeos em um espaço especial no seu perfil do Orkut. Para isso, no menu da esquerda, será inserido um novo botão, chamado promote.

Uma nova tela será aberta em que você poderá dar um título para o seu tópico e descrever sucintamente o que pretende com ele. Ao terminar poderá anexar fotos dos seus álbuns ou mesmo um vídeo do YouTube (bastando para isso inserir a URL dele).

Twitter virou mania na web!


O resultado disso poderá ser visível num quadro do lado direito da tela que aparecerá, não só no seu perfil, mas no perfil de todos os seus amigos que também estiverem utilizando a ferramenta. E mais: caso seu amigo tenha gostado do que você “promoveu” poderá passar adiante a mensagem, clicando no botão Spread. Qualquer semelhança com um retweet do Twitter não é mera coincidência.

Se você não gostou do que foi promovido pelo seu amigo pode, simplesmente, deletar o quadro clicando no botão trash. Ele permanecerá ali, mas em branco. Por outro lado, para quem mandou a promoção, ficam disponíveis duas opções de estatísticas. O número de pessoas que visualizou a mensagem (view) e o número de pessoas que clicou na mensagem que você enviou (clicks) e o número de pessoas que mandaram-na  para a lixeira (trash).


Na prática, o que pode acontecer

Conhecendo um pouco o funcionamento do Orkut e os motivos que têm levado os usuários pouco a pouco a se afastarem dele, podemos tirar algumas conclusões de imediato antes da ferramenta ser colocada em prática.

Twitter ganha novos adeptos a cada dia!


Pensando nos usuários em geral não há dúvida que esta é uma boa ideia. Contar uma novidade para todos os seus amigos da rede, ao mesmo tempo, ser precisar mandar mensagens em massa direto para caixas de email ou comentários é uma grande sacada.

Além disso, a ideia do Orkut Promote é que a ferramenta funcione exatamente como um Twitter, mais dinâmica e em tempo real. Usando aqui dois neologismos que estão em voga nos últimos tempos no Twitter para fazer uma comparação é como se ao invés de acontecer um “orkutização” do Twitter (migração em massa de usuários do Orkut para o Twitter) o processo fosse o inverso: uma “twitterização” do Orkut.

Por outro lado, entre os usuários que aos poucos passaram a utilizar com menor frequência o Orkut, uma das maiores reclamações é o grande número de spams recebidos por meio de mensagens ou comentários. No vídeo não há nenhuma indicação se haverá ou não alguma ferramenta de bloqueio para perfis específicos.

Orkut é a rede social preferida dos brasileiros


Caso não haja, o Orkut Promote pode se tornar uma ferramenta poderosa e invasiva de propaganda para baladas, casas noturnas e spammers que “comercializam” desde Viagras até relógios Rolex via redes sociais.

O Orkut Promote prevê ainda uma pré-programação para anúncios publicitários, que poderão surgir de repente no canto superior direito da sua tela. Ficará a critério do usuário ignorar a mensagem e mandá-la para a lixeira ou passá-la pra frente para que seus amigos possam visualizá-la.

A partir de quando o Orkut Promote estará disponível?

Ainda não há uma data certa de lançamento, mas como o vídeo de apresentação foi divulgado nesta semana (29/07) especula-se que a ferramenta deve entrar em versão beta para alguns testes, nas próximas semanas, em alguns perfis aleatórios.

Por isso, ainda não há nenhum link disponível para teste ou mais informações além do que o vídeo apresenta. Tomando como parâmetro outras novidades implementadas pelo Orkut ao longo dos anos, estimasse que a mudança será feita de forma gradual e sem maiores complicações para o usuário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.