Usuários de redes sociais ganham descontos em restaurantes

1 min de leitura
Imagem de: Usuários de redes sociais ganham descontos em restaurantes

(Fonte da imagem: iiko/reprodução)

Reuters. Por Maria Kiselyova - Ganhar dinheiro com redes sociais é o cálice sagrado para novos empreendimentos de tecnologia, e uma empresa de Moscou afirma ter encontrado uma forma de fazê-lo ao criar um sistema de gerenciamento de restaurantes incluindo um plano de fidelidade.

Em seu trabalho diário, David Yang dirige a ABBYY, especializada em softwares de reconhecimento linguístico e tradução. Mas, como um apaixonado dono de restaurante, ele identificou uma oportunidade criada por redes sociais como Facebook e Foursquare.

O resultado é o iiko (http://en.iiko.ru/), um sistema integrado que gerencia pedidos, estoques, finanças e segurança. Ele também opera um sistema de fidelidade voltado para a moda dos serviços de geolocalização.

"Motivamos mais os clientes leais, pois caso eles publiquem uma recomendação em seu mural (na Internet) e seus amigos venham com ele (ao restaurante), a pessoa que recomendou recebe parte do dinheiro gasto por eles (como um desconto)", disse Yang à Reuters no Artefaq, um de seus restaurantes.

"Seus amigos também receberão vinho, hambúrgueres e mojitos de graça", disse Yang, que nasceu na Armênia.

Yang espera que o iiko, fundado em 2005 e que recebeu um investimento da corretora Troika Dialog em 2008, gere 50 milhões de dólares em receita até 2015 por meio de vendas únicas e acordos de prestação de serviços.

O sistema já está operando em 1.400 restaurantes e cafés, incluindo a operação na Rússia do Dunkin Donuts. Yang pretende fazer com que o iiko seja internacionalizado e atinja 40 mil sites no meio da década.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.