Polícia alemã quer escanear rostos de cidadãos em troca de vale-presentes

1 min de leitura
Imagem de: Polícia alemã quer escanear rostos de cidadãos em troca de vale-presentes
Imagem: Metro

A polícia federal alemã quer começar a testar em breve uma nova ferramenta para a aprimorar inteligência da corporação: um sistema de identificação facial em lugares com grandes multidões. A ideia é que as câmeras de segurança possam captar rostos em grandes contingentes de pessoas e identificar criminosos ou terroristas conhecidos, algo que parece retirado diretamente de "CSI" ou "A Identidade Bourne".

Para testar com eficiência, a polícia de 275 voluntários já conhecidos pelo sistema para que possa ser mensurado o nível da qualidade deste novo recurso. Em retorno, os participantes receberão um vale-presente de 25 euros (R$ 95) na Amazon. Além disso, há bônus especiais para as “cobaias” mais pró-ativas.

A polícia alemã testará em breve o reconhecimento facial em multidões

Basicamente, as pessoas que mais passarem pela estação Südkreuz, em Berlim, nos próximos seis meses, poderão ganhar um desses três itens: AppleTalk Series 2, FitBit Surge ou uma GoPro Hero. Porém, há algumas ações especiais a serem feitas durante o período que o voluntário estiver na estação de trem.

Como funciona o teste?

De uma forma resumida, todas as “cobaias” terão que tirar fotos na polícia e fornecer alguns dados pessoais (que, de acordo com eles, serão deletados em um ano. Será?). Todas as pessoas que passarem pela estação terão que carregar um transponder do tamanho de um cartão de crédito que é responsável por fornecer dados de GPS.

A polícia utilizará algumas técnicas para saber se o software de reconhecimento foi certeiro ao detectar rostos nas multidões

Dessa forma, a polícia saberá quando o software de reconhecimento facial errar, ou seja, se o programa acusar que detectou a pessoa X em certo horário, a polícia terá que verificar se a pessoa de fato estava na estação ou na casa dela, por exemplo. Dessa maneira, erros serão corrigidos.

Além disso, as pessoas selecionadas terão que andar até certas áreas marcadas (provavelmente onde a visualização das câmeras é melhor). A previsão é que os testes comecem no dia primeiro de agosto. Um pouco "1984"? Algo tirado diretamente de "CSI"? Ou simplesmente uma medida necessária? Talvez todas as opções estejam corretas. Mas os participantes levam brindes no final e isso será o suficiente para atrair os voluntários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.