Imagem de: Criador de Minecraft divulga projeto experimental em WebVR

Criador de Minecraft divulga projeto experimental em WebVR

1 min de leitura
Avatar do autor

Markus “Notch” Persson, o criador de Minecraft, publicou um pequeno projeto experimental de realidade virtual que se trata basicamente de um renderizador que forma imagens fractais a partir de um navegador de internet. O experimento pode ser visto como uma simples animação contínua na maioria dos navegadores, mas também é possível que alguém tenha a verdadeira experiência de realidade virtual com o projeto.

Para isso, é necessário utilizar a segunda versão do kit de desenvolvimento do Oculus Rift e ter o Firefox Nightly corretamente configurado para WebVR. De acordo com uma publicação em seu perfil no Twitter, Notch afirma que se alguém não sabe se o seu navegador possui ou não essa configuração, o mais provável é que não tenha. O fundador da Mojang batizou seu pequeno projeto de Unmandelboxing, fazendo referência ao fractal Mandelbox.

Um fato interessante sobre o experimento é que ele é extremamente pequeno, sendo que a versão simples (sem compatibilidade com realidade virtual) cabe em um arquivo de apenas 3,5 kb. A imagem gerada tem somente 426x240 pixels e usa uma paleta de cores RGBA332. Isso é possível porque todas as formas aleatórias geradas em um fractal são oriundas de um conjunto de regras matemáticas relativamente simples, então não é realmente necessário muito mais do que um pequeno documento para conter tudo.

Apesar de a iniciativa ser bastante interessante e definitivamente algo que poderia ganhar usos criativos em um jogo, é pouco provável que mais coisa saia daí. O próprio desenvolvedor se descreve como alguém cuja tendência para abandonar projetos é algo praticamente certo. Você pode visualizar o fractal criado por Notch através deste link.

Na sua opinião, que gênero de jogo Notch deveria desenvolver como seu próximo projeto? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Criador de Minecraft divulga projeto experimental em WebVR