Infinadeck: a esteira omnidirecional que pode melhorar a realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Infinadeck: a esteira omnidirecional que pode melhorar a realidade virtual

Nós já falamos aqui no TecMundo sobre como a união de óculos de realidade virtual e esteiras omnidirecionais pode ser o futuro dos jogos, citando o exemplo do Virtuix Omni e do CyberWalk (clique aqui para saber mais). Agora, parece que o equipamento está para receber um concorrente poderoso com a chegada do Infinadeck.

Usando engenharia de força bruta, o aparelho une uma série de esteiras finas e paralelas interconectadas, formando um cinturão contínuo que pode combinar rotações em direções perpendiculares. A velocidade de cada um desses componentes é controlada individualmente, e a somatória desses valores cria a possibilidade de andar em qualquer direção o quão rápido ou devagar você quiser, sem colocar os pés para fora do dispositivo.

A ideia é muito parecida com a aplicada para a criação do CyberWalk, mas o Infinadeck parece apresentar a tecnologia em uma unidade mais compacta e independente do ambiente em que se encontra. Até o momento, ainda não há informações sobre o valor do acessório, mas a companhia afirma que ele terá um “preço acessível”.

Rumo a um novo mundo

Por enquanto, a versão atual da esteira requer que um operador ajuste manualmente a velocidade e direção do cinturão, mas seus desenvolvedores estão trabalhando para torná-lo ainda mais compacto e acrescentar sensores de movimento e rastreamento integrados. Dessa forma, uma pessoa perdida em um mundo virtual usando um Oculus Rift, por exemplo, poderia explorar a nova realidade sem se preocupar com a possibilidade de acidentalmente cair do aparelho.

A ideia dos criadores é recriar uma sensação mais próxima da oferecida pelo Holodeck de Star Trek (se você não conhece a referência, clique aqui). “O Infinadeck é a primeira esteira omnidirecional de preço acessível do mundo desenvolvida para funcionar com a realidade virtual e a aumentada. Este dispositivo revolucionário fornece o elo que faltava para uma experiência verdadeira de Holodeck. Poderíamos dizer que ‘a realidade acaba de ficar maior’”, concluem.

O que você espera de uma esteira de realidade virtual? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.