VR em alta! Acer revela novo headset de realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: VR em alta! Acer revela novo headset de realidade virtual

* De Nova Iorque, EUA

Alguns anos atrás, a Microsoft deixou o mundo todo ansioso pelas possibilidades que seriam conseguidas com o HoloLens — headset de realidade aumentada e que poderia misturar ambientes reais e holográficos com uma qualidade incrível. O problema disso esbarrou justamente onde muitos projetos revolucionários esbarram: preços. Por isso, em 2016 a Microsoft abriu o projeto para que mais fabricantes fossem envolvidas.

Eis que em 2017 a Acer é a mais nova companhia a fazer parte deste mercado de headsets de realidade virtual. A empresa acaba de anunciar o Acer Mixed Reality em um evento em Nova York. O novo dispositivo possui o design bem mais discreto do que os modelos vistos anteriormente em apresentações de outras companhias.

O Acer Mixed Reality conta com duas câmeras na parte frontal, justamente para fazer a captura dos ambientes a serem misturados com os ites virtuais. Elas também servem para fazer mapeamentos da cabeça do usuário, para conseguir aplicar mais imersão às utilizações — mesmo sem a presença de sensores externos como os vistos no Oculus Rift, o que pode até mesmo facilitar a instalação.

Como já dissemos, para essa tecnologia prosperar no mercado é preciso que os preços sejam mais baixos do que os US$ 3 mil vistos no HoloLens. A versão da Acer ainda não tem preço definido, mas estima-se que ele vá chegar às lojas por cerca de US$ 300. Exatamente: apenas 10% do preço visto no modelo de referência produzido pela Microsoft.

Por enquanto, o sistema ainda não possui um controlador específico para facilitar a imersão em ambientes virtuais. Por isso, os usuários precisam conectar o mesmo computador em que está o headset  a um controlador de Xbox para conseguir utilizar os aplicativos e games que devem surgir em breve.

O que ainda falta ser respondido é: Será que o Acer Mixed Reality Headsetvai conseguir eliminar os problemas de enjoos e tonturas vistos em seus concorrentes?  Ainda não é sabido quando vão começar a ser vendidas as primeiras unidades, mas a versão de desenvolvimento do aparelho chega aos desenvolvedores de apps e games nos próximos meses.

* O jornalista viajou a convite da Acer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.