Máquinas que parecem robôs gigantes proporcionam a melhor experiência de VR

2 min de leitura
Imagem de: Máquinas que parecem robôs gigantes proporcionam a melhor experiência de VR

Os dispositivos de realidade virtual já estão por toda parte e em diversos níveis de imersão, desde os mais simples, como o Cardboard da Google – uma estrutura de papelão onde você encaixa o seu smartphone – até aparelhos mais complexos e de maior qualidade, como o HTC Vive, que deve ser ligado a um PC de última geração e inclui jogos desenvolvidos especialmente para isso.

Porém, a imersão na realidade virtual proporcionada por esses gadgets tem um limite, e você, apesar da experiência realista, não vai deixar de estar sentado em uma confortável cadeira ou mesmo de pé dentro de uma sala comum na hora de jogar ou consumir outros conteúdos audiovisuais. Porém, dois dispositivos pretendem acabar com essa experiência estática e levar a realidade virtual para além de apenas usar óculos especiais.

Parque de diversões

Trata-se do Robot VR e do Gyro VR, dois dispositivos que simulam a movimentação dos usuários de acordo com o que acontece no conteúdo sendo assistido. O Robot VR é um braço robótico gigantesco, capaz de movimentar quatro pessoas simultaneamente e que pode fazer movimentos bruscos de todos os tipos com suas diversas articulações através do deu raio de alcance.

Já o Gyro VR coloca três pessoas em assentos que podem ser girados em todas as direções possíveis em eixos verticais e horizontais. Sua especialidade é simular o comando de um submarino, uma nave espacial ou outros veículos cuja probabilidade de pilotarmos um tende a zero.

Não tão acessível assim

O que ainda não se sabe é se máquinas como o Robot VR e o Gyro VR vão se tornar populares a ponto de serem encontrados em shoppings ou parques de diversão

Apesar de proporcionarem uma experiência que pode ser considerada complementar aos dispositivos de realidade virtual que já podemos comprar e usar em casa, esses mecanismos de movimentação não são domésticos e servem como uma experiência de ir ao cinema, mais especificamente esses que simulam experiências diferentes e nos quais o ambiente interage com os espectadores.

O que ainda não se sabe é se máquinas como o Robot VR e o Gyro VR vão se tornar populares a ponto de serem encontrados em shoppings ou parques de diversão para que as pessoas possam ter um gostinho ainda mais real em realizar atividades que nunca teriam chance de botar em prática. O Gyro VR já está disponível e funcionando, fazendo uma turnê por eventos no mundo todo em conjunto com o Gear VR da Samsung.

Já o Robot VR ainda está em fase de desenvolvimento e testes e ainda não é utilizado por usuários comuns. Tudo indica que muito em breve ele deve ser lançado oficialmente, mas, por enquanto, apenas na Coreia do Sul.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.