Realidade virtual quer permitir que você coma de tudo sem engordar

2 min de leitura
Imagem de: Realidade virtual quer permitir que você coma de tudo sem engordar

Em um mundo ideal, poderíamos comer pizzas, hambúrgueres e diversos doces sem nenhuma culpa ou quilos extras na balança. Embora dificilmente isso vá acontecer um dia, o Project Nourished promete reduzir seu consumo diário de calorias sem que você tenha que deixar de lado o sabor oferecido por esses alimentos.

Para isso, a empresa aposta em um headset de realidade virtual que “engana” seu cérebro ao transportar o usuário para uma mesa de jantar virtual. Nesse local, é possível observar, cheirar e comer “alimentos proibidos” sem chegar a realmente consumi-los — o que passa pelo sistema digestivo é um pequeno cubo de alimentos impressos em 3D.

Essa experiência futurista foi desenvolvida pelo Kokiri Labs, que usou como principal inspiração a cena de “Hook” em que Robin Williams precisa imaginar uma mesa repleta com diferentes tipos de comida. Segundo Jinsoo Na, fundador da empresa, a intenção é oferecer uma forma pioneira de nutrição adaptada ao mundo atual.

Uma nova opção de alimentação

“Sempre fiquei desapontado com o fato de que nossa maneira de comer não mudou muito desde o início dos tempos e queria que os outros percebessem que não devem seguir o status quo”, afirmou Na ao Daily Mail. “Também quero deixar claro que não vejo isso como um substituto para a maneira como consumimos comida. É somente uma alternativa”.

A experiência quer enganar seus sentidos para tornar mais fácil uma alimentação saudável

Ainda em fase de testes, a iniciativa imagina um ambiente em que não há facas, garfos, guardanapos ou louças sujas. No lugar desses elementos entram difusores aromáticos, sistemas de condução óssea, utensílios baseados em giroscópios, copos de bebidas virtuais e alimentos nutritivos criados com impressoras 3D.

A Kokiri Labs afirma que seus equipamentos ajudam não somente quem deseja perder alguns quilos, mas também quem sofre com alguma desordem alimentar. Além disso, eles esperam que a máquina ajude idosos, crianças e até mesmo astronautas que estão em missões espaciais.

Enganando os sentidos

“Nossa percepção de comida confira em diversas respostas sensoriais resultantes de visuais, sabores, cheiros, texturas, consistências e sons criados pelo que estamos comendo”, explica a companhia. Ciente disso, ela espera conseguir emular esses sentidos para que você se sinta satisfeito ao comer uma solução de hidrocolóide.

“Ao isolar os vários compostos de sabores e recriar os gostos e perfis de texturas — combinados à realidade virtual, difusão aromática e sensações auditivas — podemos imitar uma parte surpreendente da experiência de comer”. Atualmente, a companhia está fazendo a pré-venda do “Pepa 001 Starter Kit” por R$ 197, pacote que inclui um cubo de comida, um disco com cheiros e um disco com um vídeo em 360 que deve ser reproduzido em um smartphone já possuído pelo comprador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.