A demência, diferente do que muita gente pensa, não é uma doença em si, mas um conjunto de quadros clínicos — ou seja, sintomas — que caracterizam uma perda progressiva das capacidades intelectuais de um indivíduo. A forma mais comum de demência é o Alzheimer, que atinge mais de 1 milhão de pessoas só no Brasil.

O Alzheimer’s Research UK, instituto britânico dedicado a pesquisar uma possível cura para tal patologia, acaba de lançar um aplicativo em realidade virtual que pode ser baixado gratuitamente para smartphones com Android, tenha você um Google Cardboard ou não. Em A Walk Through Dementia, você tem a chance de experimentar como é sofrer de demência, sentindo-se na pele de um idoso que sofre com sintomas do distúrbio.

Ao todo, o programa oferece três capítulos, que nada mais são do que cenários interativos nos quais os problemas mentais se mostram extremamente incapacitantes: no supermercado, em uma caminhada nas ruas e até mesmo na própria casa do enfermo. Dificuldades para ler, alucinações, perda de memória recente e ansiedade são apenas alguns dos vários problemas que você enfrentará neste tour perturbador. Clique aqui para baixar. Vale a pena.

Cupons de desconto TecMundo: