Realidade aumentada do Google vai parar em lojas e na sala de aula

1 min de leitura
Imagem de: Realidade aumentada do Google vai parar em lojas e na sala de aula

Como parte dos esforços para ampliar a sua presença no ramo da realidade aumentada, a Google anunciou nesta quarta-feira (17) a expansão do Tango, seu projeto envolvendo esta tecnologia. Com isso, a plataforma de RA vai chegar ao programa educacional Expeditions e também ao Maps.

O Expeditions permite que professores e alunos contem com uma nova ferramenta para explorar ambientes que não podem ser conferidos de perto e já contava com suporte para realidade virtual. Agora, de forma simples e prática, os alunos podem usar qualquer dispositivo móvel com suporte ao Tango para visualizar modelos tridimensionais dentro de seu ambiente de aula.

Serviço de Posicionamento Virtual

Outra novidade anunciada pela Google na tarde de hoje envolve a implementação do Tango no Google Maps. A partir disso, o serviço de mapas da empresa vai ganhar uma função semelhante ao Street View, mas interna, o que a companhia chama de VPS (sigla para Virtual Positioning Service ou, em tradução livre, Serviço de Posicionamento Virtual).

Este sistema é, basicamente, uma tecnologia de mapeamento que vai permitir ao Google guiar você dentro de qualquer ambiente. “O GPS o leva até a porta e, então, o VPS pode levá-lo exatamente ao item que você procura”, afirmou o executivo da empresa Clay Bavor durante a I/O.

A Google espera que o Tango ganhe suporte para novos dispositivos em breve, permitindo assim que mais recursos sejam desenvolvidos com o VPS. A companhia aposta ainda que a nova tecnologia será de grande utilidade inclusive para pessoas com doenças nos olhos, com a visão prejudicada, aumentando a sua capacidade de enxergar dentro de determinados ambientes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.