Produto

Review: mouse Razer Taipan [vídeo]

Confira nossas impressões sobre o acessório ambidestro com sensibilidade a incrível de 8.400 dpi

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

12/05/2014, às 12:50

Quem é canhoto aprende a conviver desde cedo com um mundo que foi feito para esse tipo de pessoa: carros, portas e até mesmo controles de video game são produzidos pensando majoritariamente em quem tem mais habilidade com a mão direita. Nesse cenário, o Raizer Taipan surge como uma grata surpresa: apostando em um design ambidestro, o dispositivo pode ser manuseado facilmente por qualquer um para controlar o computador.

Equipado com dois sensores de movimento e 9 botões reprogramáveis, o acessório é um dos produtos mais precisos já fabricados pela Razer: com 8.200 dpi, o mouse se adapta facilmente a praticamente qualquer superfície. Tivemos a oportunidade de testar tudo o que o dispositivo tem a oferecer, tanto dentro quanto fora de jogos eletrônicos, e, nesta análise, trazemos tudo o que você precisa saber sobre ele.

Especificações técnicas

  • Sensor laser 4G de 8.200 dpi
  • Formato ambidestro
  • Habilitado para o software Razer Synapse 2.0
  • 9 botões Hyperesponse programáveis
  • Tempo de resposta de 1.000 Hz Ultrapolling
  • Aceleração de 50 g que garante movimentos de até 200 polegadas por segundo
  • Dimensões: 124 mm (comprimento) x 63 mm (largura) x 36 mm (altura)
  • Peso: 95 gramas (sem cabo) ou 132 gramas (com cabo)

Design

O Razer Taipan aposta em um design totalmente simétrico, o que significa que não há qualquer diferença entre o lado direito e o esquerdo do produto quando o dividimos ao meio. Ao todo, o acessório conta com nove botões: esquerdo e direito, roda de navegação clicável, dois botões centrais e dois pares laterais.

undefined

Apresentando retroiluminação em tom verde (que pode ser desligada), o mouse apresenta uma textura lateral emborrachada que ajuda a tornar seu uso mais estável. O dispositivo acompanha um cabo com conexão USB revestida em ouro e não é possível adquiri-lo em um modelo wireless — característica que o torna pouco adaptado ao uso junto a laptops.

Embora seja confortável lidar com o mouse, o posicionamento de seus botões laterais poderia ser um pouco mais alto. Especialmente durante momentos de jogo, não é incomum se ver acionando acidentalmente as funções atribuídas a eles, especialmente quando o usuário ainda não está acostumado a lidar muito bem com o acessório.

undefined

Com o auxílio do software Synapse 2.0, é possível mudar o funcionamento de todos os botões do Taipan e configurar perfis específicos a determinados programas e jogos. Todas as mudanças são gravadas na nuvem, o que obriga a instalação do aplicativo da fabricante em qualquer máquina na qual você queira usar suas configurações pré-programadas.

Embora o software não seja necessário para realizar a instalação do mouse (o Windows e o OS X reconhecem nativamente o dispositivo), ele se mostra indispensável para jogadores hardcore. Além de ajustar a sensibilidade do Taipan, você pode configurá-lo para trabalhar com mais precisão junto a diferentes mousepads, sejam eles fabricados ou não pela própria Razer.

Desempenho

Com um visual relativamente simples para um produto Razer, o Taipan se mostra uma opção competente tanto para tarefas diárias quanto para aproveitar games.  O destaque do aparelho fica por conta de seus dois sensores de movimento, que garantem um funcionamento competente independente da superfície utilizada.

undefined

Usado em jogos como Diablo 3 e Titanfall, o mouse se provou preciso e rápido, com um desempenho geral impressionante. O único problema detectado é o posicionamento dos botões laterais (já citado anteriormente), que são acionados acidentalmente com certa facilidade caso você não esteja acostumado com o produto. Devido ao design ambidestro do acessório, essa é uma irritação que afeta tanto usuários destros quanto canhotos.

No entanto, esse problema deve ser considerado um obstáculo menor ao uso do Taipan, visto que esse incômodo tende a diminuir — ou até mesmo desaparecer — conforme você se acostuma a usar o produto. Tal qual outros dispositivos da Razer, o gadget cumpre o que promete, embora ainda seja difícil dizer o quanto de vantagem seu uso traz aos jogadores hardcore.

Vale a pena?

Mesmo com alguns problemas de design, o Razer Taipan é uma ótima opção seja você destro ou canhoto. Entregando uma performance sólida, o mouse se mostra uma alternativa agradável tanto para gamers hardcore quanto para quem simplesmente quer navegar pela internet ou realizar outra atividade corriqueira.

undefined

O maior obstáculo para adquirir o produto é seu preço salgado. No Brasil, é possível encontrar o dispositivo sendo vendido por valores que variam entre R$ 400 e R$ 500, o que deve tornar a aquisição inviável para muitas pessoas. Ainda assim, quem preza pelo desempenho e durabilidade de seus periféricos não vai se arrepender caso deseje levar o acessório para casa.

Razer Taipan



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.