Transmissão de rádio via FM será extinta na Noruega

1 min de leitura
Imagem de: Transmissão de rádio via FM será extinta na Noruega

Ouvir rádio é algo que você talvez não faça, mas milhões de pessoas ainda utilizam os emissores e receptores de sinal de radiofrequência para ouvir músicas ou notícias. Mas uma notícia da Noruega vai mostrar que as pessoas que previam o fim das rádios estavam certas... Pelo menos em alguns termos.

O Ministro da Cultura da Noruega anunciou que todas as transmissões de rádio FM deverão ser encerradas até 2017. Isso significa que todas as emissoras vão fechar? Não, mas sim que elas terão que converter seus sistemas para protocolo DAB (Digital Audio Broadcasts), que traz mais qualidade no áudio e ainda oferece uma gama maior de conteúdos para os consumidores.

É possível dizer que o DAB está para a TV digital, assim como o FM está para a TV analógica, já havendo muitos dispositivos com o suporte no país. Cerca de 56% dos ouvintes de rádio da Noruega já possuem equipamentos com suporte e mais de 80% dos conteúdos já são transmitidos via DAB. Vale dizer que este será o primeiro país a desativar completamente as rádios FM.

Longe de ser uma realidade mundial

Espera-se que outros países da Europa passem pela mesma conversão e o mesmo deve acontecer no sudeste asiático. Mas é bem difícil que o mesmo seja levado para países muito grandes, como o Brasil ou mesmo os Estados Unidos, pelo menos em um futuro próximo. Nos EUA, mais de 90% das pessoas possuem acesso somente via equipamentos AM/FM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.