Conforme empresas investem em novos chipsets, o consumidor tem à sua disposição não somente aparelhos mais poderosos, mas também mais econômicos e com uma velocidade maior de conexão. Por mais que a maioria das empresas do mercado use tecnologias parecidas, na prática é preciso avaliar os hardwares como um todo antes de definir qual é o melhor — como bem provou uma análise feita pela Moor Insights & Strategy durante o MWC 2015.

A empresa realizou testes no Snapdragon 810 e na versão mais recente do Exynos e chegou à conclusão de que a Qualcomm está à frente em quesitos como economia de energia e velocidade de conexão. Segundo as análises, conduzidas a partir de uma transferência de arquivos na frequência de 20 MHz, o chipset da Qualcomm é 20% mais veloz e consome uma quantidade reduzida de energia — entre 5% a 12% dependendo do dispositivo usado.

“No final, não há dois modems iguais e sempre haverá considerações a fazer quando você observa um telefone com uma ou outra opção. Algumas vezes isso vem na forma de consumo de energia, outras vezes em termo de desempenho geral. Em alguns casos, se torna muito difícil reconhecer as diferenças até que você comece a testar o dispositivo em cenários longe do ideal”, afirma a pesquisa.

Cupons de desconto TecMundo: