Ainda são raros os aparelhos que já estão equipados com o Snapdragon 810, o último chip oficialmente lançado pela Qualcomm. O HTC One M9, recentemente anunciado na MWC 2015, é um deles, aparelho que deve chegar às prateleiras em meados de março.

Porém, a fabricante de chips preferiu não esperar e viu no evento em Barcelona uma ótima oportunidade para apresentar a próxima geração de seus processadores: o Qualcomm Snapdragon 820. Esse componente deve ser oficialmente lançado no segundo semestre e provavelmente vai equipar os dispositivos móveis só em 2016.

Apresentação do Qualcomm Snapdragon 820 na MWC 2015.

Melhorias

De acordo com a apresentação da Qualcomm, o Snapdragon 820 vai usar um modelo personalizado da arquitetura Kyro. Isso significa um processador de 64 bits e construído utilizando o processo de fabricação FinFET.

Para os que não sabem, FinFET é um jargão que faz referência à técnica de manter os chips minúsculos sobrepondo vários deles em configurações 3D. O Snapdragon 820 vai ser o primeiro integrante da nova família Zeroth apresentada pela Qualcomm na MWC 2015.

Apresentação do Qualcomm Snapdragon 820 na MWC 2015.

Correndo atrás do prejuízo

Se antes a Qualcomm dominava totalmente o segmento de dispositivos móveis com seus chips, hoje ela vê a sua supremacia ser ameaçada por várias outras empresas. Um dos maiores golpes que a empresa recebeu foi o fato de a Samsung abandonar de uma vez por todas a utilização de processadores Snapdragon, optando por usar o Exynos de fabricação própria.

Será que a fabricante de chips vai conseguir recuperar o mercado perdido com a saída da sul-coreana de seu portfólio de clientes? Só o tempo dirá. Pelo menos a empresa mostra que não quer ficar para trás e aposta pesado em inovações.

Cupons de desconto TecMundo: