Benchmarks provam: Snapdragon 810 não esquenta e é arrasador em games e 4K

2 min de leitura
Imagem de: Benchmarks provam: Snapdragon 810 não esquenta e é arrasador em games e 4K
Imagem: Qualcomm

A fabricante de chips Qualcomm nunca foi tão cercada de expectativas quanto agora, durante o lançamento do processador para tablets e smartphones mobile Snapdragon 810. Ao mesmo tempo que as informações oficiais alegavam que esse seria um produto para revolucionar o mercado, rumores falavam em atraso na entrega por uma série de erros, enquanto a Samsung acusava a peça de superaquecer. Afinal, qual dos lados está correto?

Com aparelhos contendo o Snapdragon 810 já na mão de desenvolvedores, os primeiros benchmarks com o chip começam a sair — e eles não são apenas impressionantes, mas também confirmam que toda a ansiedade por esse "monstro" dos processadores será recompensada.

O site Slashgear teve acesso a um hardware especialmente feito para testes, o Qualcomm Mobile Developer Platform (MDP). Para você ter uma ideia da potência, o tablet MDP tem tela 4K e 4 GB de memória RAM, enquanto o celular é 2K com 3 GB de RAM.

Os resultados

Analisando tanto um núcleo quanto vários, o Geekbench 3 mostra uma diferença absurda entre o Snapdragon 810 e aparelhos como Galaxy S5, Moto X e Kindle Fire HDX 7.

BaseMark, Octane e 3D Mark também foram testados e mostraram toda a potência do chip. Com 2.286 pontos, ele derrota o HTC One M8 (1.844), o OnePlus One (1.822) e o LG G3 (1.712) com certa folga, como é possível ver na captura de tela do Vellamo.

Que venha a guerra

No AnTuTu, o Snapdragon 810 consegue pontuações muito altas em multitarefa, integração com CPU e velocidade de RAM, totalizando 61.449 pontos. Para efeitos de comparação, o Exynos Octa 7420, da Samsung, marca 60.978 no mesmo teste — porém com melhor desempenho em 3D. Isso significa que a briga entre os dois chips será acirrada, especialmente com o lançamento do Galaxy S6.

Claro que benchmarks podem não traduzir exatamente o desempenho de um aparelho ou a diferença entre os concorrentes, mas os números são calculados com base em processos verídicos — ou seja, a potência até pode estar um pouco exagerada nos testes, mas a situação após o lançamento não deve ser muito diferente.

Pegando fogo?

Sobre os rumores de superaquecimento, a Qualcomm deu explicações animadoras. Em tarefas mais exigentes, como gravação de vídeo em 4K e games pesados, o componente pode chegar a 45ºC. Em tarefas leves, como chamadas e fotografia, ele não passa de 35ºC. Quando isso acontece, um mecanismo de controle abaixa o clock para estabilizar a temperatura novamente.

Além disso, a Qualcomm garante que são necessários quarenta minutos de tarefas pesadas ininterruptas para o chip atingir 40ºC, quase o dobro do tempo em relação ao Snapdragon 800. Quem testou o chip comprova que o superaquecimento sugerido não é tão extremo e que há melhor gerenciamento de energia entre os componentes.

Ansioso? O chip começa a ser produzido em massa em março de 2015 e deve surgir em gadgets a partir de abril. Fique de olho no TecMundo para mais novidades.

%MCEPASTEBIN%

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.