Processador Snapdragon 805 tem melhorias para trabalhar com vídeos em 4K

2 min de leitura
Imagem de: Processador Snapdragon 805 tem melhorias para trabalhar com vídeos em 4K

A maioria dos smartphones topo de linha estão utilizando Snapdragon 800, um chip para dispositivos móveis da Qualcomm com alta capacidade. Há pouco tempo atrás, nós aqui do TecMundo tivemos a chance de experimentar o Snapdragon 805, lançado oficialmente durante o evento Consumer Electronics Show, nos EUA.

O chip tem um processador ARM quad-core de até 2,5 GHz e GPU Adreno 420, que promete desempenho até 40% maior que a antecessora, além de ser o primeiro do mercado a suportar a captura e visualização de vídeos em Ultra HD (4K), com quatro vezes mais pixels do que a resolução Full HD.

Na realidade, o modelo antecessor, o Snapdragon 800, já conseguia realizar alguns feitos em 4K, mas a Adreno 420 trouxe algumas novidades: com funções avançadas para renderização em 4K, como tessellation em hardware e geometry shaders, garantindo que os jogos tenham qualidade gráfica melhor e se tornem ainda mais realistas.

Outra novidade da nova placa é que ela será a primeira a suportar decodificação por hardware de vídeos em 4K HEVC, também conhecido como H.265, o que torna possível a reprodução de vídeos em Ultra HD com menor consumo de energia.

O processador de primeira linha

No sentido CPU, o chip Snapdragon 805 promete aumentar significativamente a barreira do desempenho. Se a versão antiga do chip trabalhava com quatro núcleos Krait 400 de até 2,3 GHz, o Snapdragon 805 vêm com núcleos mais poderosos (Krait 450) que vão rodar com frequência de até 2,7 GHz. Talvez uma das propriedades mais importantes do novo produto da Qualcomm é a sua largura de banda para comunicação com a memória, que consegue alcançar velocidade de até 25,6 GB/s, o representa o dobro do que suportava o Snapdragon 800.

Até agora dois celulares já foram apresentados com o novo processador, ambos na Coreia do Sul: o LG G3 Prime e o Samsung Galaxy S5 Prime, que funcionam como versões mais recentes e superiores do Galaxy S5 e G3. A ideia com estes aparelhos é dar maior ênfase aos consumidores mais viciados em tecnologia, que precisam de muita velocidade para aprimorar o seu uso diário dos aparelhos. Ainda não existe previsão de chegada no Brasil do novo chip da Qualcomm, mas certamente ainda vai demorar alguns meses.

Especificações

  • Litografia: 28 nm
  • CPU: Krait 450 quad-core com frequência de até 2,7 GHz
  • GPU: Adreno
  • Modem: 4G LTE Advanced World Mode integrado, suporte para  LTE FDD, LTE TDD, WCDMA (DC-HSPA+, DC-HSUPA), CDMA1x, EV-DO Rev. B, TD-SCDMA e GSM/EDGE
  • Bluetooth: 4.1
  • USB: 3.0/2.0
  • Câmera: até 55 MP
  • Display: até 4K
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.