Qualcomm apresenta Snapdragon 610 e 615 para gadgets intermediários

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm apresenta Snapdragon 610 e 615 para gadgets intermediários

(Fonte da imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Apple não estará mais sozinha no mercado de processadores 64 bits no mercado mobile. Durante a MWC 2014, a Qualcomm apresentou os SoC (system on a chip) Snapdragon 610 e Snapdragon 615, que serão integrados a aparelhos intermediários que chegarão ao mercado a partir do útimo quadrimestre de 2014.

Os processadores são, respectivamtente, conjuntos quad e octa-core do ARM Cortex A53, combinado com a GPU Adreno 405 e um modem LTE categoria 4. Fabricados sob um processo de 28 nm, eles são compatíveis com o Snapdragon 410, permitindo que as empresas criem aparelhos e plataformas de maior desempenho sem precisar de grandes alterações.

O Snapdragon 615 deve ser mais difundido no mercado chinês de tablets e smartphones, no qual o número de cores ainda faz a diferença para o consumidor, mesmo que isso não signifique exatamente mais potência.

Nesse caso, os oito núcleos devem ser divididos na metade, sendo que parte é otimizada para uma determinada função: um grupo trabalha em operações de baixo consumo, enquanto o outro é destinado às de maior desempenho. Ainda assim, a Qualcomm avisa que todos podem funcionar ao mesmo tempo em um aparelho.

Apesar de não serem destinados a modelos de alto desempenho (essa é a tarefa do Snapdragon 801), os novos SoC contam com boas características para games e reprodução de vídeos: suporte a OpenGL ES 3.0, DirectX 11.2 e codec de imagem H.265, além de resoluções de até 2560x1600 pixels.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.