Snapdragon X20 promete velocidade superior à fibra em dispositivos mobile

1 min de leitura
Imagem de: Snapdragon X20 promete velocidade superior à fibra em dispositivos mobile
Imagem: Android Authority

Rumores a respeito de um novo modem da Qualcomm para turbinar ainda mais as conexões mobile circulam na web há algum tempo. Agora, informações reveladas pela própria fabricante indicam que o equipamento baseado na tecnologia 4G pode ser um antecessor de respeito para o 5G – que ainda vai levar um tempo até chegar ao mercado. Afinal, estamos falando de velocidades que podem chegar a 1,2 Gpbs, um valor que deixa para trás até mesmo soluções de fibra como a badalada Google Fiber.

Chamado de Snapdragon X20, o modem LTE consegue alcançar essa taxa de download absurda graças a uma versão mais agressiva do recurso de agregação de canais, utilizando múltiplas frequências de banda para criar o efeito desejado. Na prática, doze conexões únicas com até 100 Mbps cada são unidas para dar origem a uma conexão mais parruda e de dar inveja aos planos de dados convencionais do setor.

Velocidade Gigabit no seu celular antes mesmo do 5G!

Para complementar essa velocidade nada humilde, o novo chip usado no aparelho oferece upload na casa nos 150 Mbps e dá suporte à faixa dos 3,5 GHz, geralmente reservada a redes LTE privadas nos EUA. Felizmente, o produto não se foca apenas no mercado norte-americano e traz novidades até mesmo para países emergentes. Isso fica claro com a presença de funções que habilitam ligações de voz de alta qualidade – que utilizam a tecnologia 4G – em dispositivos dual chip.

Ainda vai levar um tempo até que o equipamento esteja disponível

Embora os primeiros exemplares do chip já estejam nas mãos de parceiros da Qualcomm, ainda vai levar um tempo até que o equipamento esteja disponível para fabricantes da indústria mobile. A estreia oficial do Snapdragon X20 está agendada para a primeira metade de 2018 no mercado internacional, ainda sem perspectiva para que a tecnologia seja incorporada a redes e dispositivos nacionais. E aí, será que as franquias de dados vão acompanhar a evolução das conexões móveis?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.