Você talvez não conheça a NXP Semiconducters, mas ela vem se destacando como uma grande fabricante de transmissores NFC, processadores ligados ao mercado de Internet das Coisas, chips automotivos e segurança digital.

Além disso, vários celulares atuais usam tecnologias da NXP nos sistemas de pagamento móvel (como Apple Pay e Samsung Pay).

Recentemente, a NXP comprou a Freescale e aumentou seus domínios de uma maneira bem grande. Você já deve ter percebido que não estamos falando de uma companhia pequena, não é mesmo?

Pois isso explica o interesse da Qualcomm, que está em negociações avançadas para adquirir a NXP ainda neste ano. Exatemente isso! Uma das maiores fabricantes de processadores do mundo está prestes a comprar outra gigante do mercado de semicondutores.

A transação pode ser uma investida da Qualcomm contra as rivais asiáticas, que cresceram muito nos últimos anos

De acordo com o The Wall Street Journal, as negociações estariam envolvendo valores próximos aos US$ 30 bilhões (mais de R$ 97 bilhões). Espera-se que a transação seja concretizada nos próximos meses, mas ainda não há uma data mencionada pelas fontes internacionais.

Caso isso seja concretizado, a Qualcomm pode ter um novo ânimo no mercado. Apesar de ser uma das principais responsáveis por processadores em todo o mundo, a companhia viu rivais asiáticas crescendo muito nos últimos anos. Será que esse investimento pode trazer bons resultados?

Cupons de desconto TecMundo: