PlayStation Vue: o serviço de TV nas nuvens para PS4 e PS3

2 min de leitura
Imagem de: PlayStation Vue: o serviço de TV nas nuvens para PS4 e PS3

Embora tenha sido a Microsoft quem vendeu a ideia de “central de entretenimento” como foco do Xbox One, acabou sendo a Sony que decidiu expandir as capacidades de seus consoles além de um simples receptor de sinal. A empresa acabou de anunciar o lançamento do PlayStation Vue, um serviço de TV nas nuvens que roda em PS3 e PS4, havendo planos de uma versão para iPad e outros aparelhos (sejam da Sony, ou não).

O serviço vai entrar em estágio Beta de testes ainda este mês; porém, será via convite e apenas na região de Nova York – posteriormente, segue para a Filadélfia, Chicago e Los Angeles. Apesar de os testes serem restritos, o serviço tem previsão de lançamento oficial para o primeiro trimestre de 2015. A seleção de canais vai variar conforme a região do usuário, bem como com os acordos firmados entre a Sony e os canais de TV fechada.

O PS Vue vai começar com 75 canais, englobando redes como CBS, Discovery Communications, Fox, NBC Universal, Scripps Networks Interactive e Viacom. Embora a quantidade pareça muita, no entanto, a seleção não conta com canais como History e ESPN, nem nenhum outro focado em esportes. Claro, o número vai aumentar com o tempo, mas a limitação pode impedir que o usuário-padrão migre para o serviço, como mencionado pelo site Bloomberg.

TV a cabo, sem o cabo

Vale notar que o serviço não vai funcionar exatamente aos moldes de um Netflix, ainda que baseado nas nuvens. Nele, todo programa vai ficar disponível durante três dias após a exibição, permitindo que você o assista a qualquer momento. Caso um conteúdo seja marcado como favorito, por outro lado, sua disponibilidade aumenta para 28 dias.

Com uma interface voltada para o uso do DualShock, os canais não possuirão números, sendo organizados conforme as suas preferências: os mais assistidos aparecem no topo da lista de seleção, juntamente com recomendações baseadas no conteúdo que você assiste com maior frequência. E ainda, a função “Explore” permite filtrar os canais pela programação, gênero e afins, facilitando bastante a busca por algo mais específico.

O PlayStation Vue ainda não revelou valores, mas pretende ser um competidor das companhias atuais de TV a cabo. Seu diferencial seria não precisar de um equipamento adicional (além do PS4 ou PS3), não usar nenhum cabo (requer apenas a conexão banda larga), e o fato de não cobrar taxas escondidas, nem obrigar o consumidor a assinar um contrato de fidelidade.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.