Batizado de The Phantom Limb Project, o projeto que desenvolveu um braço biônico baseado no jogo Metal Gear Solid finalmente saiu do papel. O jovem inglês James Young recebeu a prótese inspirada no personagem Big Boss da famosa série da Konami.

O braço de titânio prateado vem equipado com luzes, carregador de celular, espaço para smartwatch, lanterna, mira laser e conexão com um drone. A prótese é ligada aos nervos e músculos do ombro, o que permite identificar contrações musculares e executar movimentos limitados. Ao todo, o projeto custou em torno de 60 mil libras (equivalente a R$ 300 mil). Todas as despesas ficariam por conta da Konami. Em troca, ele teria que ceder a sua imagem em campanhas promocionais.

The Phantom Limb Project

O candidato perfeito

O projeto fez uma parceria com a especialista em prótese Sophie de Oliveira Barata, que participa da iniciativa Alternative Limb Project, que visa desenvolver próteses únicas “com personalidade”.

Foi a própria Sophie quem escolheu o jovem, que atendia a todos os requisitos, dando a ele a chance de ter novamente um braço que, apesar de não ser de carne e osso, vai permitir que ele volte a realizar algumas atividades como qualquer outra pessoa. O escolhido foi James Young, um britânico de 26 anos que sofreu um acidente de trem em 2012 no qual ele perdeu o braço esquerdo e parte da perna esquerda.

Próteses únicas com personalidade

Todo o processo de seleção do candidato, passando pelo desenvolvimento e pelos testes da prótese, foram gravados em um documentário. Abaixo você confere a segunda parte do material, que mostra a reação de James Young e das pessoas na rua ao ver o braço biônico.

Projeto em desenvolvimento

Além das lesões que causaram amputação, James Young sofreu vários traumas pelo corpo, incluindo fraturas nas costelas e na face. Ele também perdeu articulações importantes para vários tipos de movimentos. Assim, mesmo com a prótese, ele não consegue executá-los.

É importante ressaltar que, apesar de já ter resultado em uma prótese usável, o projeto ainda está em desenvolvimento. Algumas limitações precisam ser superadas, como o peso de 4,7 quilos do equipamento, que dificulta o uso.

Cupons de desconto TecMundo: