Pesquisadores utilizam névoa para projetar imagens holográficas 3D

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores utilizam névoa para projetar imagens holográficas 3D

Em diversos filmes famosos — como é o caso de “O Homem de Ferro” —, há aparelhos de alta tecnologia que geram imagens em três dimensões no ar, sendo que é possível utilizar diferentes comandos para manipular essas projeções. Na realidade, ainda não temos dispositivos tão precisos assim, mas esse cenário está prestes a mudar.

Um time de estudiosos da Universidade de Bristol, no Reino Unido, conseguiu criar um sistema de tabletop capaz de gerar imagens 3D no ar. Para isso, a novidade conta com um sistema de luz que “manda” os objetos desejados para uma névoa, de forma que as imagens tenham um local para serem vistas e construídas.

Possibilitando o “contato” humano

Com isso, o aparelho já é capaz de realizar parte do trabalho que tecnologias de filmes desempenham. Em seguida, os responsáveis pela pesquisa utilizaram câmeras e sensores, resultando na possibilidade de a novidade identificar a posição da sua mão, de modo que você pode manipular objetos de formas varias (como diminuir, aumentar ou girar essas imagens).

Ainda segundo as informações divulgadas, essa novidade é chamada de MisTable. Além disso, o ponto alto do dispositivo é o fato de que você pode “quebrar” a barreira entre o 2D e o 3D, possibilitando um trabalho da forma que você quiser ou precisar — basta executar os movimentos corretos para que a imagem volte para a mesa, por exemplo.

Ainda há o que desenvolver...

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Outra alternativa de uso é em grupo. Já que o sistema desenvolvido consegue identificar a posição de qualquer mão, por assim dizer, é possível realizar trabalhos com várias pessoas de uma vez. Com isso, o MisTable poderia ser utilizado em jogos, levando a interação dos títulos para um novo patamar.

Contudo, assim como você pode conferir no vídeo acima, os objetos criados não são muito nítidos, de maneira que é necessário mais trabalho por parte do pessoal da Universidade de Bristol. Apesar disso, a tecnologia criada é promissora, não é mesmo? Depois de ler tudo isso, não se esqueça de postar um comentário contando qual é a sua opinião sobre o assunto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.