Trou: um celular sem tela que usa holografia como display

1 min de leitura
Imagem de: Trou: um celular sem tela que usa holografia como display

Holograma. Guarde bem esta palavra em sua cabeça, pois ela representa um conceito que é cada vez mais objeto de estudo e desenvolvimento de designers, principalmente aqueles que criam produtos com display.

Neste artigo, você vai conhecer um celular sem display. Isso porque ele usa um holograma tridimensional para exibir qualquer imagem. Ficou curioso? Então preste atenção!

Para contextualizar, vamos recapitular o conceito de holograma. Resumidamente, é a projeção de uma imagem em 3D. A sensação é muito realista, com todos os efeitos de luz sobre ela. E só é necessário ter luz para isso.

Você encontra um artigo completo sobre holografia clicando aqui. Não deixe de ler.

O Trou

Trou é o nome de um projeto de celular desenvolvido por Mac Funamizu. Ele simplesmente não tem tela. No lugar, um espaço vazio com pequenos projetores nas bordas dá vida a qualquer imagem.

O Trou. Em destaque, os projetores.
Imagem: Mac Funamizu/Yanko Design

Imagine receber uma ligação e poder ver a pessoa do outro lado da linha projetada bem na sua frente? Ou então observar um mapa tridimensional de qualquer área? Ambicioso, futurista e bastante Sci-Fi, não? Confira nestas imagens.

Projeções em 3D no celular.
Imagem: Mac Funamizu/Yanko Design

Além de muito inovador, o projeto do Trou tem ideias ótimas para aproveitar o vão que seria a tela. Por exemplo, usar como pulseira e carregar o aparelho bem discretamente.

Vale ressaltar que este aparelho é ainda um conceito. As imagens são apenas representações gráficas. Pelo que é possível perceber, trata-se de um aparelho extremamente fino e portátil, feito com materiais macios e flexíveis.

O teclado, logo abaixo do projetor, parece simples, apenas com as teclas numéricas além de botões para chamada e exploração de menus. Em uma das imagens, é possível identificar um cliente de email.

O Trou pode ser usado como pulseira.Imagem: Mac Funamizu/Yanko Design

Outro projeto

Este não é o primeiro protótipo do coreano Mac Funamizu. Ele também desenvolveu o Drew, um celular-relógio que projeta hologramas tridimensionais. Não se engane pelo tamanho do aparelho, pois a área de projeção não se limita aos limites dele.

Mais sobre esse outro conceito interessante, você lê clicando aqui.

A holografia, apesar de tema dos mais inacreditáveis filmes de alta ficção, é um conceito que parece cada vez mais próximo do cotidiano. O Trou ainda está “no papel”, mas não duvide que o aparelho esteja disponível em 2020.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.