Quem acredita que o Windows possui um desinstalador próprio está redondamente enganado. O item “Programas e Recursos”, presente no Painel de Controle, ou “Adicionar ou Remover Programas”, nas versões anteriores ao Vista, é simplesmente um atalho para o desinstalador que acompanha o software instalado.

Quando você utiliza o desinstalador próprio, sem qualquer complementação nas tarefas de remoção, raramente ele exclui todas as informações salvas pelo software durante seu uso.

Os tipos de arquivo variam entre dados de login e progressos de jogos. Depois de desinstalado o software, esses arquivos permanecem no computador, ocupando espaço em disco e reduzindo a performance geral do PC.

Da mesma forma, os programas desinstaladores não removem todas as entradas que criam no registro, deixando-o cada vez maior e tornando mais lenta a inicialização do sistema e a execução de tarefas corriqueiras do computador.

Painel de Controle

Desinstalar vs Deletar

Muitas pessoas ainda não entendem a diferença entre desinstalar e simplesmente excluir manualmente um programa do computador. Na verdade, desinstalar nada mais é do que a exclusão automatizada dos arquivos salvos pelos softwares durante a instalação.

A diferença é que, quando um programa é instalado, os arquivos são copiados para a pasta dele e para outras pastas do sistema, além de serem criadas entradas no registro do Windows.

Quando Deletar ou desinstalar?você desinstala um programa, teoricamente deveriam ser apagados todos os arquivos das pastas de sistema, além de tudo o que foi criado no registro — o grande problema é que poucos dos desinstaladores que acompanham os programas são eficientes nisso.

Se você simplesmente apagar a pasta inteira de um programa, sua atitude será ainda pior do que usar o desinstalador próprio que veio com o software. Por isso, a melhor opção é sempre ter um bom programa desinstalador.

Os limpadores do registro também são ótimas opções para procurar entradas inválidas ou que já não são mais usadas por programa algum.

Dicas

Não há como falar em programa desinstalador sem mencionar o consagrado Revo Uninstaller. Considerado um dos melhores da categoria, ele tem diversas opções de ajuste, para que você defina o nível de limpeza desejado.

Depois de remover os arquivos do programa usando a desinstalação que o acompanha, o Revo Uninstaller faz uma busca no sistema por arquivos deixados para trás e entradas de registro que não foram excluídas.

Modo de CaçaUma das funções do Revo, que poucos usuários sabem utilizar, é o Modo de Caça. Ele serve para que programas não listados sejam desinstalados facilmente, ou mesmo a fim de agilizar o processo.

Para usá-lo, abra o Revo Uninstaller e clique no botão “Módulo de Caça”. Um alvo é aberto na sua tela para que você o arraste até a janela do programa a ser desinstalado. Quando solta o botão do mouse, você vê um menu de opções e pode clicar no item “Desinstalar” para que o Revo procure todos os arquivos relacionados àquele programa.

Modo de Caça

*Independente do programa usado, tenha sempre em mente que nada é infalível. Portanto, sempre passe os olhos pelas listas de arquivos e entradas de registro a serem removidos e desmarque aqueles que não tiverem relação com o programa desinstalado.

É raro acontecer, mas se uma entrada válida ou arquivo importante for removido, algum programa pode parar de funcionar corretamente, requerendo a reinstalação.

Outra ferramenta muito útil é o CCleaner, também campeão de downloads no Baixaki. E com motivo, já que ele é capaz de limpar todo tipo de sujeira presente no PC.

Desde arquivos da Lixeira e temporários da internet até aqueles restos de programas que você nem lembra mais que instalou, o CCleaner é capaz de fazer uma pesquisa profunda no sistema e efetuar a limpeza de tudo o que só ocupa espaço no PC e faz o desempenho piorar.

CCleaner

É importante enfatizar que ele também possui a função de desinstalação de programas, mas agrega alguns limpadores adicionais que não estão presentes no Revo Uninstaller. Portanto o CCleaner é mais completo, apesar de ter uma interface menos amigável que a do Revo.

Ambos os programas indicados neste artigo são extremamente fáceis de usar e possuem interface em português (consulte a lista de programas relacionados, no final desta página, para seus links de download e outras opções da mesma categoria).

Desinstalando manualmente

Existem casos em que programas estão no computador, mas não constam na lista do Painel de Controle, nem nas dos programas desinstaladores. Se for esse o seu caso, confira o passo a passo que o Baixaki produziu ensinando como remover o programa e seus vestígios.

Não se esqueça de desfragmentar

Pouco se fala hoje em dia sobre os desfragmentadores de disco, devido ao altíssimo desempenho dos computadores atuais. Porém, qualquer PC perde gradualmente seu desempenho conforme a fragmentação do HD aumenta.

Por isso, se no período de uma semana você instalar, desinstalar e excluir muitos programas e arquivos, convém utilizar um programa como o Defraggler para organizar os dados do disco rígido, facilitando e aumentando a velocidade do acesso a eles.

Procedendo conforme as dicas acima, você garante que seu computador esteja sempre com  desempenho máximo garantido e até tenha sua vida útil prolongada.