A habilidade de programação pode ser o desejo de muitas pessoas. Porém, as primeiras dificuldades enfrentadas nesse meio podem ser um entrave para muita gente. No entanto, se depender da Microsoft, o ato de programar softwares de computador e aplicativos deixará de ser uma habilidade para poucos e passará a ser algo que qualquer um (principalmente os jovens) pode fazer.

A companhia norte-americana revelou, nesta terça-feira (23), na Colômbia, o programa “Eu Posso Programar”. A iniciativa terá dois cursos que serão oferecidos no país entre os dias 6 e 10 de outubro na “Semana do Código”, e será voltada para jovens com idade entre 12 e 25 anos. O programa também será oferecido no Brasil, Argentina, Chile, Equador, México, Peru e Porto Rico.

O curso “Uma Hora de Código” é um módulo rápido que explicará o funcionamento das tecnologias na criação de aplicativos. Segundo a Microsoft, esse curso servirá de “espaço para a imersão divertida nas ciências da computação”.

Já o curso “Aprendendo a Programar” é mais longo e completo. Ele compreenderá 12 módulos que permitirá aos estudantes, segundo a companhia, descobrir que a complexidade técnica das ferramentas de desenvolvimento de aplicativos é um mito e pode ser aprendida por qualquer pessoa. Uma bela iniciativa da Microsoft para incentivar essa habilidade nos jovens, já que todos nós dependemos de softwares criados por programadores.