Plataforma da Intel permite desenvolver para Android e iOS ao mesmo tempo

1 min de leitura
Imagem de: Plataforma da Intel permite desenvolver para Android e iOS ao mesmo tempo
Imagem: werehumans

A Intel está apresentando ao mundo uma nova plataforma de programação criada para ajudar desenvolvedores de apps mobile a perder menos tempo com diferenças entre sistemas operacionais. Ela se chama Multi-OS Engine e permite desenvolver apps para Android e iOS ao mesmo tempo.

Basicamente, você precisa apenas de uma equipe para lidar com o app, sem ter que manter desenvolvedores específicos para iOS (Objective-C/Swift) e outros para Android (Java). Você cria uma interface para cada sistema operacional separadamente, mas o código mesmo é feito uma só vez.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Multi-OS Engine pega todo o app em Java e o transforma em Objective-C ou Swift, incluindo na conversão a troca de uma série de APIs específicas para cada plataforma. Isso garante que tudo funcione perfeitamente bem e de forma nativa tanto no Android quanto no iOS.

ARM ou x86

No fim, dá para exportar o app para arquiteturas ARM ou x86 e lançar os dois apps ao mesmo tempo. O Multi-OS Engine será uma plataforma de código livre, o que significa que qualquer desenvolvedor poderá trabalhar com ela gratuitamente e, caso queria, poderá transformá-la da forma que quiser e republicar as alterações.

O objetivo da Intel com isso é fazer com que os desenvolvedores não tenham que optar por lançar antes para iOS e depois para Android, já que, normalmente, é difícil e custoso fazer as duas criações ao mesmo tempo “na mão”. Como os usuários do iOS normalmente gastam mais dinheiro dentro dos apps e na loja da Apple, o pessoal que tem Android muitas vezes precisa esperar vários dias ou semanas para conseguir o mesmo software presente na plataforma da Maçã.

Por enquanto, Multi-OS Engine ainda está em sua fase de testes, mas a Intel pretende fazer o lançamento definitivo em breve. Você pode conferir mais detalhes e já começar a se preparar para essa novidade – que funciona no Windows e no Mac – clicando neste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.