ARM anuncia novo processador 64 bits, o Cortex-A72

1 min de leitura
Imagem de: ARM anuncia novo processador 64 bits, o Cortex-A72

A evolução do hardware está sempre alguns passos à frente do que temos ao nosso alcance.

Mesmo que 2015 tenha começado agora, a ARM já anunciou novos processadores que estarão no mercado a partir de 2016 e, segundo nota oficial da empresa, montadoras que tiverem interesse em adquirir os novos modelos já podem encomendar os projetos.

Entre as novidades está o Cortex-A72, uma CPU de 64 bits ARMv8 que, de acordo com a empresa, possui o dobro do desempenho do atual Cortex A57 e mais de 3,5 vezes o poder do Cortex A15. O novo modelo é construído com tecnologia de 16 nanômetros.

Além disso, a nova GPU Mali-T880 é cerca de 1,8 vezes mais rápida que a atual (high-end) Mali-T760. A ARM também anunciou um novo sistema de comunicação capaz de dobrar a velocidade da banda de transmissão dentro dos SoCs. O CoreLink CCI-500 pode aumentar a eficiência do sistema como um todo.

Mais eficiência energética

Outro fator que deve contribuir muito para a eficiência dos novos projetos baseados nesses chips é que eles são muito mais eficientes energeticamente. A ARM garante que o A72 pode consumir até 75% menos energia que o A15 em um nível de desempenho similar.

Empresas como a Qualcomm trabalham com alguns designs de chips desenvolvidos pela ARM, mas nos modelos mais poderosos, o costume dela é trabalhar com designs proprietários. Já empresas como Samsung e MediaTek, HiSilicon e Rockchip utilizam CPUs e GPUs ARM em quase todos os seus SoCs.

Os novos chips também devem ser poderosos o suficiente para permitir modos de gravação e reprodução de vídeos em 4K a 120 fps e oferecer jogos com qualidade "nível-console" nos celulares e tablets da nova geração.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.