MediaTek revela primeiro processador verdadeiramente octa-core para mobile

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek revela primeiro processador verdadeiramente octa-core para mobile

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Lembra quando a Samsung lançou o aparelho Galaxy S4 com chipset Exynos 5 Octa e muito se disse sobre esse modelo não ser realmente um octa-core, pois os núcleos não eram independentes e funcionavam de maneira limitada às duas unidades quad-core do sistema?

Pois bem, agora a empresa MediaTek revelou o desenvolvimento do primeiro processador verdadeiramente octa-core para aparelhos mobile, em que cada um dos oito núcleos Cortex-A7 rodam simultaneamente. A fabricante anunciou a novidade e diz já ser capaz de entregar o produto para equipar os primeiros smartphones ainda no final deste ano.

O MT6592, o código de fabricação do chipset, possui excelentes módulos para processamento gráfico e de imagens, o que deve trazer uma maior qualidade na reprodução de vídeos em alta definição e uma melhor performance na execução de games. Uma amostra da capacidade de processamento pode ser vista no teste neste link, realizado com o jogo Modern Combat 5, da Gameloft, em um aparelho equipado com o processador da MediaTek.

A resposta da rival

Enquanto a MediaTek apresenta o seu processador octa-core, a rival Qualcomm revelou também seu novo chip para aparelhos portáteis – o Snapdragon 805 Ultra HD. Mesmo sendo uma estrutura quad-core, os núcleos desse modelo atingem 2,5 GHz de processamento, mais do que o pico de 2 GHz dos cores da MediaTek.

O Snapdragon 805 Ultra HD da Qualcomm conta com o novo GPU Adreno 420 e oferece capacidade de resolução 4K, tanto para gravação quanto reprodução de vídeo. Não há previsão, no entanto, de quais serão os primeiros aparelhos a contar com essa tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.