Tabela de processadores: Intel

16 min de leitura
Imagem de: Tabela de processadores: Intel

A Intel é uma das marcas mais famosas no ramo dos computadores e você provavelmente já ouviu falar muito dela. Considerada uma das inventoras do microprocessador, a fabricante lançou seu primeiro chip em 1971, mas foi somente com a popularização dos PCs (por meados da década de 80) que a companhia lançou a primeira CPU da família x86.

De lá para cá, a Intel se consolidou no mercado com uma série de marcas e produtos. No começo, as linhas mais famosas foram a Pentium e a Celeron. Depois, a empresa introduziu novos produtos como a linha Core (que perpetua até hoje) e a linha Atom. A cada ano, uma enxurrada de novos processadores é lançada para oferecer ainda mais desempenho.

Atualmente, a empresa divide seus produtos em sete linhas principais: Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme. A maioria dessas séries conta com chips especiais para notebooks e desktops. Ocorre que muitos itens são lançados anualmente, algo que dificulta o acompanhamento dos detalhes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

É bem provável que você já tenha visto algum anúncio com um determinado modelo de processador e não soubesse as configurações específicas. Justamente por conta dessa enormidade de modelos, nós resolvemos reunir todos os detalhes em um único lugar. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma das séries, mas, antes, veja como entender um pouco das informações.

Como ler as tabelas

Nome: ordenando os componentes

Os dados das tabelas foram obtidos no site da Intel, sendo que a classificação dos itens segue a mesma do site da fabricante. Em geral, a organização dos itens foi realizada de acordo com a frequência-base das CPUs. Os modelos com maior frequência estão no topo e os inferiores são mostrados abaixo. O último item de cada tabela é o mais simples da série em questão.

Vale notar, no entanto, que nossas tabelas não mostram qual chip oferece o melhor nível de desempenho. Em teoria, considerando os números, podemos dizer sim que os modelos mais avançados proporcionam resultados mais eficientes para a maioria das atividades. Contudo, isso não quer dizer que o Intel Core i7-4770 é o processador mais rápido da fabricante.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Se você busca informações para saber qual oferece maior performance, recomendamos a leitura de análises especializadas dos principais sites interacionais. Levar apenas os números em conta não serve de muita coisa para quem deseja adquirir um processador realmente robusto. Afinal, cada chip conta com uma arquitetura própria e mostra resultados diferentes.

Modelos idênticos

Se você reparar em nossa tabela, há alguns processadores que trazem exatamente as mesmas especificações de outros modelos semelhantes (veja i3-2100 e o i3-2102). Em casos como esses, pode ser que um seja para venda e outro apenas para empresas parceiras.

Além disso, outros itens com as mesmas configurações podem ter diferentes valores para temperatura máxima de operação, tecnologias de processamento (AVX, VT-x e outras) e outras alterações. Há casos em que o único fator que muda é o TDP, algo que vai afetar diretamente o clock da GPU.

O que significa cada letra?

  • K: modelos com esta terminologia são processadores que trazem o multiplicador destravado. São chips ideais para a realização do procedimento de overclock;
  • T: componentes com o TDP reduzido. São processadores com melhor eficiência energética. Além de consumir menos energia, esses modelos liberam menor quantidade de calor;
  • E: os chips indicados com essa letra garantem economia de energia acima de tudo. É justamente por essa razão que eles trabalham com as menores frequências;
  • S: modelos especiais que oferecem maior desempenho. Tais componentes trazem clocks de base e de turbo mais elevados e garantem poderio extra em todas as atividades;
  • R: componentes com maior poderio gráfico. As CPUs Intel Core com a terminologia “R” trazem GPUs Intel® Iris™ Pro graphics;

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

  • M: linha de produtos mobile. Processadores com essa letra são específicos para notebooks e ultrabooks;
  • Q: essa letra indica se um processador é quad-core. Ela referencia tal característica em chips mobile;
  • U: são CPUs do tipo “Ultra Low Power”, ou seja, que requisitam pouquíssima energia;
  • X: os chips mais avançados da Intel são do tipo eXtreme. Geralmente, os chips “X” contam com mais recursos (núcleos, threads, clock, cache, etc.) para oferecer desempenho máximo;
  • Y: são os processadores mais econômicos. Eles consomem menos energia do que componentes do tipo “U”.

Socket

O socket é o arranjo de conexões na parte inferior do chip, o qual permite a instalação do componente em um determinado encaixe (com ligações semelhantes) na placa-mãe. A Intel trabalha com três tipos de socket: LGA, BGA e PGA.

O LGA (Land Grid Array) é um dos padrões de produtos disponíveis para o consumidor. CPUs com esse tipo de socket podem ser instaladas manualmente, sendo possível trocar de chip com facilidade. O número que acompanha o a sigla LGA é referente à quantidade de pinos na placa-mãe e aos buraquinhos presentes na parte inferior do processador.

O BGA é um padrão que geralmente não é disponibilizado para o usuário. Esse tipo de conexão é utilizado em processadores que serão usados por empresas montadoras de computadores (caso da HP, Samsung e outras). Basicamente, CPUs com essa característica são soldadas à placa-mãe, o que inviabiliza o comércio dos componentes.

O PGA é o padrão inverso do LGA. A Intel não utiliza muito esse tipo de conexão, mas alguns processadores comercializados atualmente — alguns modelos para notebooks — ainda contam com esse socket. Aqui, os pinos estão presentes no processador, e as conexões (buracos) na placa-mãe.

Núcleos e Threads

Uma das informações que pode diferenciar o desempenho de um componente para o de outro é a quantidade de núcleos. Considerando as arquiteturas dos atuais softwares, dois núcleos já não oferecem os mesmos resultados de alguns anos atrás. É justamente por isso que os chips mais robustos são do tipo quad-core — alguns modelos trazem até seis núcleos.

Todavia, as CPUs da Intel contam com outro fator que pode ajudar no processamento de tarefas simultâneas. Sim, estamos falando dos threads. Essa característica garante ao chip recursos avançados para dividir um processo em diversas partes e garantir mais agilidade e opções avançadas em algumas situações.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

A regra é simples: quanto mais threads, melhor o desempenho. Isso quer dizer que, ao comparar dois processadores com os mesmos recursos (núcleos, frequência, tecnologia turbo, memória cache e GPU), mas com um número de threads diferentes, o chip com maior quantidade de threads será o mais robusto e possivelmente garantirá resultados melhores.

Vale salientar, contudo, que esta regra não pode ser levada na ponta do lápis. Existe um negócio chamado arquitetura. Cada nova geração de processadores traz uma nova arquitetura, a qual pode fazer toda a diferença na utilização dos recursos — inclusive no aproveitamento de multithreading.

Frequência e Turbo

Se você tem algumas noções básicas de informática, é bem possível que saiba que uma CPU trabalha em ciclos. Essa quantidade de atividades realizada em repetição é chamada de frequência. Basicamente, quanto maior a frequência, mais cálculos são realizados em um segundo e, consequentemente, mais tarefas são realizadas no menor tempo possível.

Apesar de frequências elevadas ajudarem na realização das atividades, isso não quer dizer que um chip rodando a 20 GHz vá fazer grande diferença. Basicamente, a maioria dos processadores opera com clocks (termo inglês para frequência) entre 2 e 4 GHz. Normalmente, esse valor é suficiente para a maioria das atividades.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

É importante notar, contudo, que nem todos os softwares se comportam de maneira igual. Em algumas situações, um pouco de potência adicional pode ser necessária. É nessa hora que entra a tecnologia “Turbo Boost”. Quando todos os recursos da CPU já estão em uso, esse recurso realiza um overclock automático e garante um desempenho extra.

O valor especificado em “Máx Clock” é o limite da frequência de operação do processador. É importante salientar que essa tecnologia não funciona de forma igual para todos os chips. Esse clock turbinado geralmente é ajustado em apenas um ou dois núcleos, pois poucos programas requisitam tamanha capacidade dos quatro núcleos.

Detalhe: o Turbo Boost também dá uma melhorada em quatro núcleos em casos extremos.

Sobre o TDP

O TDP (Energia Térmica de Projeto) indica a quantidade máxima de energia liberada pela CPU.  Tal valor também revela qual deve ser a capacidade de dissipação do sistema de refrigeração. Vale ficar ligado para não confundir o TDP com o consumo de energia do chip.

Quanto à memória

Os atuais processadores Intel contam com três níveis de memória cache. O nível L1 é divido em duas partes: instruções e dados. Cada parte é dividida em dois, algo que propicia melhores resultados para as atuais arquiteturas da fabricante. Em nossa tabela, somamos os valores, por isso você vê 128 KB (instruções) + 128 KB (dados), mas o certo seria 64 KB x 2 + 64 KB x 2.

O nível de cache L2 é composto por módulos que são utilizados de forma separada por cada núcleo. É por isso que um processador de 2 núcleos conta com 2 x 256 KB de cache L2, da mesma forma que um chip de 4 núcleos utiliza 4 x 256 KB.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

A memória Smart Cache da Intel é o nível L3. Esse módulo é dividido entre todos os núcleos e armazena dados que podem ser úteis a todos os cores. Como você deve imaginar, quanto maior o cache L3, maior será o desempenho do processador.

Quarta geração de processadores Intel Core

Codinome: Haswell
Lançamento: 2013
Litografia: 22 nm
Memória: dual-channel DDR3

Terceira geração de processadores Intel Core

Codinome: Ivy Bridge
Lançamento: 2012
Litografia: 22 nm
Memória: até quad-channel DDR3

Segunda geração de processadores Intel Core

Codinome: Sandy Bridge
Lançamento: 2011
Litografia: 32 nm
Memória: até triple-channel DDR3

Primeira geração de processadores Intel Core

Codinome: Nehalem / Westmere
Lançamento: 2008 / 2010
Litografia: 45 / 32 nm
Memória: até triple-channel DDR3

Intel Core 2

Codinome: Duo (Conroe / Allendale / Wolfdale) - Quad (Kentsfield / Yorkfield)
Lançamento: 2006 / 2007 / 2008
Litografia: 45 / 65 nm

Intel Core 2
  • Intel Core 2 Duo E8600
  • 775
  • 2
  • 3.33
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 6
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E8500
  • 775
  • 2
  • 3.16
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 6
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E8400
  • 775
  • 2
  • 3.0
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 6
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E8300
  • 775
  • 2
  • 2.83
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 6
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E8190
  • 775
  • 2
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 6
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E8200
  • 775
  • 2
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 3
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E7600
  • 775
  • 2
  • 3.06
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 3
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E7500
  • 775
  • 2
  • 2.93
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 3
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E7400
  • 775
  • 2
  • 2.8
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 3
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E7300
  • 775
  • 2
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 3
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E7200
  • 775
  • 2
  • 2.53
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6850
  • 775
  • 2
  • 3.0
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6750
  • 775
  • 2
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6700
  • 775
  • 2
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6600
  • 775
  • 2
  • 2.4
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6550
  • 775
  • 2
  • 2.33
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6450
  • 775
  • 2
  • 2.33
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6420
  • 775
  • 2
  • 2.13
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6320
  • 775
  • 2
  • 2.13
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E6300
  • 775
  • 2
  • 1.86
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E4700
  • 775
  • 2
  • 2.6
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E4600
  • 775
  • 2
  • 2.4
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E4400
  • 775
  • 2
  • 2.2
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Duo E4300
  • 775
  • 2
  • 1.8
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme QX9775
  • 771
  • 4
  • 3.2
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 12
  • -
  • 150
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme QX9770
  • 775
  • 4
  • 3.2
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 12
  • -
  • 136
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme QX9650
  • 775
  • 4
  • 3.0
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 12
  • -
  • 130
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme QX6850
  • 775
  • 4
  • 3.0
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 8
  • -
  • 130
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme QX6000
  • 775
  • 4
  • 2.93
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 8
  • -
  • 130
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme X6800
  • 775
  • 2
  • 2.93
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 75
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme X7900
  • 775
  • 2
  • 2.8
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 44
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme QX6700
  • 775
  • 4
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 8
  • -
  • 130
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Extreme X7800
  • 775
  • 2
  • 2.6
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 44
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad Q9650
  • 775
  • 4
  • 3.0
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 12
  • -
  • 95
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad 79550S
  • 775
  • 4
  • 2.83
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 12
  • -
  • 95
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad Q9450
  • 775
  • 4
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 12
  • -
  • 95
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad Q9400S
  • 775
  • 4
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 6
  • -
  • 95
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad Q9300
  • 775
  • 4
  • 2.5
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 6
  • -
  • 95
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad Q8400S
  • 775
  • 4
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad Q8300
  • 775
  • 4
  • 2.5
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 95
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad Q8200S
  • 775
  • 4
  • 2.33
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 4
  • -
  • 65
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad Q6700
  • 775
  • 4
  • 2.66
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 8
  • -
  • 95
  • -
  • -
  • Intel Core 2 Quad 6600
  • 775
  • 4
  • 2.4
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 8
  • -
  • 105
  • -
  • -

Intel Pentium

Codinome: Wolfdale-3M / Clarkdale / Sandy Bridge
Lançamento: 2010 / 2013
Litografia: 45 / 32 nm

Intel Pentium
  • Intel Pentium G2140
  • LGA1155
  • 2/2
  • 3,3 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 55 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1600)
  • Intel Pentium G2130
  • LGA1155
  • 2/2
  • 3,2 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 55 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1600)
  • Intel Pentium G2120T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,7 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1600)
  • Intel Pentium G2120
  • LGA1155
  • 2/2
  • 3,1 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 55 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1600)
  • Intel Pentium G2100T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,6 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1600)
  • Intel Pentium G870
  • LGA1155
  • 2/2
  • 3,1 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1333)
  • Intel Pentium G860T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,6 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1333)
  • Intel Pentium G860
  • LGA1155
  • 2/2
  • 3 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1333)
  • Intel Pentium G850
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,9 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1333)
  • Intel Pentium G840
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,8 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1333)
  • Intel Pentium G6960
  • LGA1156
  • 2/2
  • 2,933 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 73 W
  • Integrado
  • 16 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G6951
  • LGA1156
  • 2/2
  • 2,8 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 73 W
  • Integrado
  • 16 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G6950
  • LGA1156
  • 2/2
  • 2,8 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 73 W
  • Integrado
  • 16 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G645T
  • ILGA1155
  • 2/2
  • 2,5 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G645
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,9 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G640T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,4 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G640
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,8 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G630T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,3 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G630
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,7 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G622
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,6 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium G620
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,6 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 3 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Pentium Extreme Edition 840
  • 775
  • 2
  • 3.2
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 2 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 830
  • 775
  • 2
  • 3
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 2 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 820
  • 775
  • 2
  • 2.8
  • não
  • 16 KB(instruções) + 16 KB (dados)
  • 2 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 805
  • 775
  • 2
  • 2.66
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 2 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium Extreme Edition 965
  • 775
  • 2
  • 3.73
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 960
  • 775
  • 2
  • 3.6
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium Extreme Edition 955
  • 775
  • 2
  • 3.46
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 950
  • 775
  • 2
  • 3.4
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D945
  • 775
  • 2
  • 3.4
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 940
  • 775
  • 2
  • 3.2
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 935
  • 775
  • 2
  • 3.2
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 925
  • 775
  • 2
  • 3
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 930
  • 775
  • 2
  • 3
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 915
  • 775
  • 2
  • 2.8
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium D 920
  • 775
  • 2
  • 2.8
  • não
  • 16 KB (instruções) + 16 KB (dados)
  • 4 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium 4 Extreme Edition SL7Z4
  • 775
  • 1
  • 3.73
  • não
  • 12
  • 2 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium 4 Extreme Edition SL7RT
  • 775
  • 1
  • 3.46
  • não
  • 12
  • 2 MB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium 4 Extreme Edition SL7NF
  • 775
  • 1
  • 3.46
  • não
  • 12
  • 512 KB
  • não
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium 4 Extreme Edition SL7RR
  • 775
  • 1
  • 3.4
  • não
  • 12
  • 512 KB
  • 2 MB
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium 4 Extreme Edition SL7GD
  • 775
  • 1
  • 3.4
  • não
  • 12
  • 512 KB
  • 2 MB
  • não possu
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium 4 Extreme Edition SL7CH
  • 478
  • 1
  • 3.4
  • não
  • 12
  • 512 KB
  • 2 MB
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Intel Pentium 4 Extreme Edition SLTAA
  • 478
  • 1
  • 3.2
  • não
  • 12
  • 512 KB
  • 2 MB
  • não possui
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E6500K
  • 775
  • 2
  • 2.93
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E6500
  • 775
  • 2
  • 2.93
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E6300
  • 775
  • 2
  • 2.8
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E5400
  • 775
  • 2
  • 2.7
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E5300
  • 775
  • 2
  • 2.6
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E5200
  • 775
  • 2
  • 2.5
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 2
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E2220
  • 775
  • 2
  • 2.4
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 1
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E2210
  • 775
  • 2
  • 2.2
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 1
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E2200
  • 775
  • 2
  • 2.2
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 1
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E2180
  • 775
  • 2
  • 2
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 1
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E1260
  • 775
  • 2
  • 1.8
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 1
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui
  • Inter Pentium Dual Core E2140
  • 775
  • 2
  • 1.6
  • não
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 1
  • não
  • 65
  • não possui
  • não possui

Intel Celeron

Codinome: Penryn / Arrandale / Sandy Bridge
Lançamento: 2009 / 2011
Litografia: 45 / 32 nm

Intel Celeron
  • Intel Celeron G1620
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,7 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 55 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1333)
  • Intel Celeron G1610T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,3 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1333)
  • Intel Celeron G1610
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,6 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 55 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1333)
  • Intel Celeron G555
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,7 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron G550T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,2 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron G550
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,6 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron G540T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,1 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron G540
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,5 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron G530T
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron G530
  • LGA1155
  • 2/2
  • 2,4 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • 2 MB
  • 65 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron G465
  • LGA1155
  • 1/2
  • 1,9 GHz
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 256 KB
  • 1,5 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron G460
  • LGA1155
  • 1/2
  • 1,8 GHz
  • -
  • 32 KB (instruções) + 32 KB (dados)
  • 256 KB
  • 1,5 MB
  • 35 W
  • Intel® HD Graphics
  • 32 GB (DDR3-1066)
  • Intel Celeron 450
  • 775
  • 1
  • 2,2 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • não
  • 35 W
  • não possui
  • não possui
  • Intel Celeron 440
  • 775
  • 1
  • 2 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • não
  • 35 W
  • não possui
  • não possui
  • Intel Celeron 430
  • 775
  • 1
  • 1,8 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • não
  • 35 W
  • não possui
  • não possui
  • Intel Celeron 420
  • 775
  • 1
  • 1,6 GHz
  • -
  • 12 KB (instruções) + 12 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • não
  • 35 W
  • não possui
  • não possui
  • Intel Celeron E1200
  • 775
  • 2
  • 1,6 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • não
  • 65 W
  • não possui
  • não possui
  • Intel Celeron E1400
  • 775
  • 2
  • 2 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • não
  • 65 W
  • não possui
  • não possui
  • Intel Celeron E1500
  • 775
  • 2
  • 2,2 GHz
  • -
  • 64 KB (instruções) + 64 KB (dados)
  • 2 x 256 KB
  • não
  • 65 W
  • não possui
  • não possui

A evolução continua...

Esses modelos são apenas uma pequena parte dos tantos processadores já comercializados pela Intel. É importante notar que a fabricante vai lançar diversos chips no futuro, os quais serão acrescentados nessas tabelas. Esperamos que as informações tenham sido úteis. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.