'O trabalho não pode ser um fardo', diz Richard Branson

4 min de leitura
Imagem de: 'O trabalho não pode ser um fardo', diz Richard Branson
Imagem: Tecmundo

O que você fazia na sua adolescência? 

Há cinco décadas, Richard Branson tinha 15 anos e criava seu primeiro negócio: uma revista para vender em colégios, chamada Student. A empreitada começou bem, mas em pouco tempo veio uma ameaça da direção da escola em que ele estudava. Ou Branson parava com a revista ou seria expulso. A decisão que o britânico tomou ali foi o primeiro marco de uma carreira de sucesso que o tornou um dos maiores empresários do mundo. Ele largou os estudos aos 16 anos. "Acho que, ainda hoje, tomaria a mesma decisão de seguir com a revista", disse Branson. Ele participou nesta terça-feira (30) do VTEX Day, em São Paulo. O evento, um dos maiores do varejo eletrônico realizados no país, é realizado pela VTEX, empresa de comercialização de software como serviço (SaaS) para o comércio eletrônico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Branson é fundador do Grupo Virgin. Entre as empresas do grupo, destacam-se principalmente a gravadora Virgin (que, nos tempos áureos dos CDs, tinha artistas como Keith Richards e Lenny Kravitz) e a companhia área Virgin Airlines. Ao todo, ele diz já ter começado 400 negócios diferentes, que vão da área de vestuário à de biocombustíveis. Hoje, o empreendedor tem uma nova ambição: levar consumidores em viagens pelo espaço. 

Você tem de fazer tudo que for possível para não falhar. Mas o segredo é não ficar muito assustado com a ideia do fracasso

Durante o evento da VTEX, a apresentação de Branson era a mais esperada. Para uma plateia lotada, ele dividiu sua história, parte de seus pensamentos e falou sobre como vê o futuro das empresas. Veja a seguir alguns dos temas que o empreendedor abordou. 

Fracasso 

"Eu tenho quatro netos pequenos. Eu gosto de observá-los aprendendo a andar. Eles caem, levantam, voltam a tentar e, no final, aprendem. É o mesmo com o empreendendorismo. Você precisa tentar. Algumas coisas darão certo, outras não. Se você não tiver fracassos, não terá sucessos. Veja bem, não é que você tenha que viver sua vida querendo fracassar. Na verdade, você tem de fazer tudo que for possível para não falhar. Mas o segredo é não ficar muito assustado com a ideia do fracasso."

Instinto empreendedor

Branson participou de evento em São Paulo

"Tenho 100% das minhas empresas. Eu não tinha dinheiro quando comecei, nem os meus pais. Conseguimos nos bancar sem precisar vender partes do negócio. Eu pude assumir riscos que muitas empresas que receberam investimentos não podem. É o caso, por exemplo, do nosso projeto de ir ao espaço. A minha ideia é a de que você só vive uma vez. Se você tem coragem para fazer algo, você deve fazer." 

Gestão

"Se você quer ter mais de um negócio, você tem de aprender a delegar. Se você tiver uma empresa só, você tem de encontrar pessoas melhores do que você para tocar a operação. Então, você fica livre para pensar no cenário maior, na estratégia do negócio. Muitos empreendedores querem fazer tudo sozinhos. Mas se você delegar, você tem a chance de construir mais empresas."

Steve Jobs teve a ideia do iTunes por causa de uma  pegadinha de 1º de abril que Branson pregou

A Virgin e Steve Jobs 

"A Virgin Records vendeu suas operações exatos nove anos antes de o iTunes ser lançado por Steve Jobs. Essa é uma história engraçada porque dez anos antes de eu vender a Virgin, eu fiz uma pegadinha de 1º  de abril. Eu dei uma entrevista a uma grande revista de música e disse que lançaria um novo produto no mercado, chamado Music Box. Era basicamente a mesma coisa que o iTunes. Seria o fim da Virgin, que vendia CDs, mas era apenas uma brincadeira. O fato é que essa história chegou até Steve Jobs e foi a partir dali que ele começou a trabalhar no iTunes." 

A venda de uma empresa 

"Ninguém cria um negócio pensando em vendê-lo. Eu não vendi muitas empresas. Eu sinto que, quando vendo um negócio, estou vendendo as pessoas. Não é algo de que gosto. Nós tivemos um bom timing para vender a gravadora Virgin [antes de o mercado de CDs quebrar]. Infelizmente, não para vender as lojas de CDs. Depois tivemos de encerrar a operação das unidades." 

Normalmente, começamos um negócio a partir de alguma frustração

A ideia de um negócio 

"Normalmente, começamos um negócio a partir de alguma frustração. Há algum tempo, quando eu tinha 27 anos, estava fazendo uma viagem pela Costa Rica. Queria chegar às Ilhas Virgens, onde minha namorada estava, mas o meu voo foi cancelado porque não havia o número suficiente de pessoas para preencher o avião. O que eu percebi é que as companhias  aéreas não tratam as pessoas bem. Quando voltei para casa, liguei para uma empresa que fabricava aviões, me identifiquei como o dono da gravadora Virgin e disse que queria comprar algumas aeronaves. Eles me disseram: 'com um nome como o seu, eu só espero que a sua empresa dê certo'".

Gestão de equipes

"Na Virgin Airlines, as pessoas têm orgulho de trabalhar onde trabalham. Elas cantam, dançam, estão felizes. As pessoas que trabalham em outras companhias aéreas não estão felizes. E a maneira como os seus funcionários se sentem afeta como eles tratam os clientes."

Você só vive uma vez. Se você tem coragem para fazer algo, você deve ir em frente

Geração millennial

"É empolgante pensar sobre essa nova geração. Eles ligam para o mundo em que vivem. São apaixonados por tentar mudar o mundo, ajudar o meio ambiente. Eles estão criando coisas sobre as quais ninguém havia pensado." 

Com a inteligência artificial, as pessoas terão de trabalhar menos. Mas devem continuar ganhando o mesmo salário

Inteligência artificial 

"Temos de nos acostumar ao fato de que as pessoas terão de trabalhar menos. Eu acredito que, mesmo assim, elas devem continuar ganhando o mesmo salário apesar dos dias a menos. A riqueza das empresas continuará ali, a inteligência artificial só reduzirá o tempo das pessoas nas empresas.

Na Virgin, nós incentivamos as pessoas a trabalharem de casa, a tirarem tempo para si mesmas e suas famílias. Não é possível com todos, apenas com alguns. Nós vivemos apenas uma vez, e o trabalho deve nos inspirar, e não ser um fardo."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.