Xô, bisbilhoteiros! Saiba como esconder fotos e vídeos no iPad e iPhone

3 min de leitura
Imagem de: Xô, bisbilhoteiros! Saiba como esconder fotos e vídeos no iPad e iPhone
Imagem: Digital Trends

Expomos grande parte de nosso cotidiano través das redes sociais, é verdade. Mas alguns registros têm de permanecer sob sigilo. Fato é que a privacidade ainda ocupa papel central na vida até das mais públicas das pessoas. E as fabricantes de dispositivos inteligentes bem conhecem essa realidade.

A Apple, com seu iOS 8, passou a fornecer um serviço nativo capaz de “ocultar” imagens. Ao segurar o toque sobre uma foto por cerca de dois segundos, a opção pipoca junto do iPhone ou iPad. Mas o recurso é pouco efetivo, pois apenas direciona o arquivo para outra pasta – que pode ser acessada sem exigir senha alguma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Função nativa do iOS 8 responsável por "ocultar" imagens.

É nesse cenário que ganham destaque os aplicativos dedicados a assegurar a proteção a fotos e vídeos que, por um motivo ou outro, não podem ser compartilhados publicamente. Neste tutorial, você vai aprender a esconder suas mídias até dos mais curiosos dos amigos por meio de apps disponíveis na App Store.

Atenção: as versões gratuitas dos programas têm restrição quanto ao número de imagens e vídeos que podem ser ocultados. Compartilhar os arquivos com determinados contatos é outra função que não pode ser desempenhada. A aquisição da edição paga dos serviços não apresenta tais limitações.

Secret Photo & Video Calculator

Já pensou em disfarçar suas imagens de “calculadora”? Pois é essa a proposta do aplicativo Secret Photo & Video Calculator. Uma vez criadas as galerias privadas, o ícone de uma inocente calculadora fica à disposição do usuário. Para acessar as fotos, uma senha criada por meio de uma operação matemática tem de ser informada.

Faça o download e instalação do app por meio deste link (acesso direto à App Store). A primeira tela lista as instruções para a definição de senha: efetue uma divisão normalmente – mas trate de memorizá-la! Em nosso caso, dividimos “4, 5 e 6” por “7, 8 e 9”. Toque em “=” e então sobre “% (DONE)” para definir a senha.

Faça a divisão, aperte "=" e pressione novamente o sinal de "%". Esta será sua senha.

O resultado da operação vai passar a ser seu código de acesso. Agora você tem de adicionar álbuns ao aplicativo. Clique sobre o botão de “+”, dê um nome à galeria, toque novamente sobre “+” e comece então a importar as imagens. O processo deve ser finalizado em "Done".

O acesso às fotos ocultas deverá ser feito através do ícone de calculadora posicionado na tela inicial de seu iPhone ou iPad. Informe a senha previamente definida, pressione outra vez o sinal de “%” e aprecie suas imagens ocultas. E vale notar: a calculadora pode ser usada normalmente!

Photo+Video Vault Keep Safe

Para proteger não apenas fotos, mas também vídeos, recomendamos o aplicativo Photo+Video Vault Keep Safe. A aparência deste software não é tão discreta quanto a de Secret Photo & Video Calculator. De todo o modo, quem estiver bisbilhotando seu dispositivo terá de informar uma senha para ter acesso às galerias de mídia.

Baixe Photo+Video Vault Keep Safe nesta página e o instale. A tela de início do app vai logo exigir uma senha: toque sobre os números e letras desejados e então em “Next”. Repita sua senha e finalize esta tapa em “Done”. A interface deste recurso é bastamte objetiva: escolha dentre as opções “Photo” e “Vídeo” e comece então a criar suas galerias.

Adicone álbuns por meio do botão “+”. Acesse a pasta criada e, nela, clique novamente sobre “+”. Serão três as formas de importação de mídia: “Photo Library”, “Camera” e “Computer”. Escolhemos, a título de exemplo, a galeria de imagens (primeira opção) e a de vídeos. Basta selecionar as imagens ou vídeos e tocar sobre “Import”. Pronto. Seu álbum de fotos ou vídeos agora está protegido de curiosos.

O ícone de Photo+Video Vault Keep Safe vai ficar disponível também junto à tela inicial de seu aparelho sob o nome de “My Media”.

....

Outra opção a quem deseja ocultar fotos é o app HiFolder (disponpivel aqui). Ele funciona de forma similar a ambos os serviços mencionados acima e, em sua versão gratuita, apresenta também restrições quanto ao número de imagens que podem ser importadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.