Xô, bisbilhoteiros! Saiba como esconder fotos e vídeos no iPad e iPhone

3 min de leitura
Imagem de: Xô, bisbilhoteiros! Saiba como esconder fotos e vídeos no iPad e iPhone
Imagem: Digital Trends
Avatar do autor

Expomos grande parte de nosso cotidiano través das redes sociais, é verdade. Mas alguns registros têm de permanecer sob sigilo. Fato é que a privacidade ainda ocupa papel central na vida até das mais públicas das pessoas. E as fabricantes de dispositivos inteligentes bem conhecem essa realidade.

A Apple, com seu iOS 8, passou a fornecer um serviço nativo capaz de “ocultar” imagens. Ao segurar o toque sobre uma foto por cerca de dois segundos, a opção pipoca junto do iPhone ou iPad. Mas o recurso é pouco efetivo, pois apenas direciona o arquivo para outra pasta – que pode ser acessada sem exigir senha alguma.

Função nativa do iOS 8 responsável por "ocultar" imagens.

É nesse cenário que ganham destaque os aplicativos dedicados a assegurar a proteção a fotos e vídeos que, por um motivo ou outro, não podem ser compartilhados publicamente. Neste tutorial, você vai aprender a esconder suas mídias até dos mais curiosos dos amigos por meio de apps disponíveis na App Store.

Atenção: as versões gratuitas dos programas têm restrição quanto ao número de imagens e vídeos que podem ser ocultados. Compartilhar os arquivos com determinados contatos é outra função que não pode ser desempenhada. A aquisição da edição paga dos serviços não apresenta tais limitações.

Secret Photo & Video Calculator

Já pensou em disfarçar suas imagens de “calculadora”? Pois é essa a proposta do aplicativo Secret Photo & Video Calculator. Uma vez criadas as galerias privadas, o ícone de uma inocente calculadora fica à disposição do usuário. Para acessar as fotos, uma senha criada por meio de uma operação matemática tem de ser informada.

Faça o download e instalação do app por meio deste link (acesso direto à App Store). A primeira tela lista as instruções para a definição de senha: efetue uma divisão normalmente – mas trate de memorizá-la! Em nosso caso, dividimos “4, 5 e 6” por “7, 8 e 9”. Toque em “=” e então sobre “% (DONE)” para definir a senha.

Faça a divisão, aperte "=" e pressione novamente o sinal de "%". Esta será sua senha.

O resultado da operação vai passar a ser seu código de acesso. Agora você tem de adicionar álbuns ao aplicativo. Clique sobre o botão de “+”, dê um nome à galeria, toque novamente sobre “+” e comece então a importar as imagens. O processo deve ser finalizado em "Done".

O acesso às fotos ocultas deverá ser feito através do ícone de calculadora posicionado na tela inicial de seu iPhone ou iPad. Informe a senha previamente definida, pressione outra vez o sinal de “%” e aprecie suas imagens ocultas. E vale notar: a calculadora pode ser usada normalmente!

Photo+Video Vault Keep Safe

Para proteger não apenas fotos, mas também vídeos, recomendamos o aplicativo Photo+Video Vault Keep Safe. A aparência deste software não é tão discreta quanto a de Secret Photo & Video Calculator. De todo o modo, quem estiver bisbilhotando seu dispositivo terá de informar uma senha para ter acesso às galerias de mídia.

Baixe Photo+Video Vault Keep Safe nesta página e o instale. A tela de início do app vai logo exigir uma senha: toque sobre os números e letras desejados e então em “Next”. Repita sua senha e finalize esta tapa em “Done”. A interface deste recurso é bastamte objetiva: escolha dentre as opções “Photo” e “Vídeo” e comece então a criar suas galerias.

Adicone álbuns por meio do botão “+”. Acesse a pasta criada e, nela, clique novamente sobre “+”. Serão três as formas de importação de mídia: “Photo Library”, “Camera” e “Computer”. Escolhemos, a título de exemplo, a galeria de imagens (primeira opção) e a de vídeos. Basta selecionar as imagens ou vídeos e tocar sobre “Import”. Pronto. Seu álbum de fotos ou vídeos agora está protegido de curiosos.

O ícone de Photo+Video Vault Keep Safe vai ficar disponível também junto à tela inicial de seu aparelho sob o nome de “My Media”.

....

Outra opção a quem deseja ocultar fotos é o app HiFolder (disponpivel aqui). Ele funciona de forma similar a ambos os serviços mencionados acima e, em sua versão gratuita, apresenta também restrições quanto ao número de imagens que podem ser importadas.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Xô, bisbilhoteiros! Saiba como esconder fotos e vídeos no iPad e iPhone