Office 2010: atalhos úteis para o PowerPoint

2 min de leitura
Imagem de: Office 2010: atalhos úteis para o PowerPoint

O PowerPoint é, sem dúvida, um dos programas mais usados do pacote Office. Trabalhos de faculdade, apresentações empresariais, criação de slides para impressão, são muitas as aplicações deste programa. Para facilitar o trabalho de quem passa horas na frente do computador usando o PowerPoint, listamos aqui os principais atalhos de teclado do programa para que você possa ganhar tempo com os seus trabalhos.

Atalhos de teclado para o PowerPoint

Ctrl + Shift + F - Abre configurações de fonte para um texto que estiver selecionado.

Configurações de fonte

Shift + F6 - Mostra um painel lateral com os slides ou tópicos

Ctrl + Shift + > - Aumenta a fonte de um texto que estiver selecionado. Este comando pode ser usado quantas vezes forem necessárias até chegar ao tamanho desejado.

Deixe a fonte tão grande quanto você quiser...

Ctrl + Shift + < - O contrário do comando anterior, ele diminui a fonte do texto selecionado. Também pode ser usado até chegar ao tamanho desejado.

...ou tão pequena quanto for preciso.

Ctrl + A - Abrir um documento que já existe. Este atalho funciona em quase todos os programas do Windows.

Ctrl + L - Abre a caixa de diálogo para pesquisar por palavras específicas no documento. Este comando não funciona se houver algum texto selecionado, pois desta forma ele alinha à esquerda o que estiver na seleção.

Abra a janela de buscas e encontre o que precisar no texto.

Ctrl + G - Alinha o parágrafo selecionado à direita.

Ctrl + Q - Alinha o parágrafo selecionado à esquerda.

Ctrl + J - Justifica o parágrafo do texto que estiver selecionado.

Ctrl + E - Centraliza o parágrafo do texto que estiver selecionado.

Shift + F9 - Deixa visível ou oculta as linhas de grade no slide. Elas servem como um auxílio para posicionar textos, figuras e outros objetos no espaço visível. As linhas não são vistas durante a apresentação.

Linhas de grade visíveis.

Alt + F9 - Deixa visível ou oculta as linhas de desenho no slide. Como as linhas de grade, elas servem para posicionar objetos no espaço visível. Elas também não são visíveis em apresentações.

Linhas de desenho visíveis.

F5 - Inicia a apresentação a partir do primeiro slide.

C ou , (vírgula) - Durante a apresentação, volta para o começo e exibe um slide em branco, sem nenhum conteúdo.

Shift + F10 - Durante a apresentação, exibe um menu de atalhos.

Número + Enter - Durante a apresentação, digitar um número e dar Enter leva o usuário para a tela com o número digitado. Por exemplo, para ir direto para o 10º slide, digite 10 e aperte Enter.

P; Enter; Page Down; Seta para direita; Seta para baixo ou barra de espaços - Qualquer uma dessas teclas pode ser usada, durante uma apresentação, para passar para a próxima transição ou para o próximo slide.

A; Backspace; Page Up; Seta para a esquerda e Seta para cima - Qualquer uma dessas teclas pode ser usada, durante uma apresentação, para voltar ao slide ou à transição anterior.

Esc ou Hífen - Finaliza a apresentação (mesmo antes de chegar ao final) e volta para o editor, mostrando o primeiro slide.

O Windows possui diversos atalhos de teclado em todas as suas versões. Para conferir as combinações de teclas de cada versão do sistema operacional da Microsoft (XP, Vista e 7), acesse o tutorial do Baixaki sobre o tema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.