Menus Clássicos no Office 2007

1 min de leitura
Imagem de: Menus Clássicos no Office 2007

Apesar da boa intenção, as novidades que o Microsoft Office 2007 apresenta em relação às versões anteriores não foi tão bem vista por alguns usuários mais tradicionais. Isso porque houve uma notável modernização no layout dos programas, com a Barra de Ferramentas sendo dividida em abas — seguindo a tendência lançada pelo navegador Firefox da Mozilla.

A idéia dos desenvolvedores é organizar melhor as funções pela interface, mas quem estava acostumado com o padrão antigo estranhou. Isso não é regra geral, obviamente, pois a Microsoft também recebeu vários elogios pelas atualizações. A boa notícia para quem se encontra na ala de reclamações é que existe a possibilidade de ter a segurança do novo Office atrelada às funcionalidades e noções de uso já conhecidas do modelo clássico.

Já que a Microsoft realmente não vai voltar atrás e "desmodernizar" a suíte de aplicativos mais utilizada no mundo (contendo Access 2007, Excel 2007, InfoPath 2007, PowerPoint 2007, Publisher 2007, Outlook 2007, Word 2007 e ferramentas adicionais), alguns desenvolvedores independentes resolveram criar softwares capazes de trazer devolta o menu antigo sem alterar o funcionamento das novidades. Confira a seguir:

MENU CLÁSSICO DO MICROSOFT OFFICE 2003

Barra de Ferramentas bastante simples

MENU MODERNO DO MICROSOFT OFFICE 2007

Menu separado por abas

RibbonCustomizer

Esse plugin não vai remover o menu de abas do Office 2007; o que será inserido é um botão denominado “Classic UI”, oferencedo uma opção para utilizar o menu clássico encontrado no Office 2003. Gratuito para uso e download, oferece também recursos para personalização do layout.

Classic Menu For Office 2007

Esse programa, que funciona de uma maneira bem simples, irá lhe permitirá editar os menus dos programas do Microsoft Office 2007, deixando-os semelhantes aos contidos nas versões anteriores. O Classic Menus For Office 2007 é capaz de realizar a alteração em somente 5 dos aplicativos oferecidos pelo novo Office: Access, Excel, Outlook, Power Point e Word.

Esperamos poder ter lhe ajudado nessa. Um abraço e até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.