Como preparar apresentações de PowerPoint em telas widescreen

1 min de leitura
Imagem de: Como preparar apresentações de PowerPoint em telas widescreen

Se você já fez uma apresentação de slides para um público, já deve conhecer o PowerPoint. Esse poderoso software tem sido o principal aliado dos apresentadores desde décadas atrás, quando foi lançado, e tem passado por melhorias constantes.

Os monitores também têm passado por mudanças, principalmente na forma e no tamanho. Aos poucos, o antigo formato quase quadrado da tela, conhecido como 4:3, tem dado espaço a nova aparência mais alongada (16:9), também chamada de widescreen.

Como esse novo formato de tela ainda não está totalmente difundido, o PowerPoint usa o estilo 4:3 como padrão nas páginas em uma apresentação. E é esse o motivo das famosas tarjas pretas laterais, caso você esteja usando um monitor widescreen (alongado) para exibir um conteúdo em fullscreen (“quadrado”).

O Baixaki/Tecmundo preparou esta matéria que vai ajudar você a fazer com que suas apresentações ocupem 100% da tela, eliminando as tarjas pretas e deixando o visual muito mais agradável. Confira!

Pré-requisitos

- Microsoft PowerPoint 2010

Faça você mesmo

Primeiramente, abra o PowerPoint. As nova versões do software já apresentam o menu de ferramentas separadas por classe, chamado de Ribbon. A aba “Página Inicial” deve estar aberta, mas a opção que queremos está em “Design”. Clique nela.

Em seguida, clique em “Configurar Página”.

Note que uma janela de configuração será exibida. As primeiras três opções na cortina “Slides dimensionados para” indicam os formatos de tela mais comuns: 4:3, 16:9 e 16:10. Selecione o formato desejado e clique em “OK”.

Para conferir o resultado, inicie a exibição em tela cheia (tecla F5). Se as tarjas pretas não estão presentes, significa que apresentação está formatada da para ocupar 100% da tela! Caso contrário, selecione outro modo e tente novamente.

Você ainda pode descobrir o formato de tela (aspect ratio) caso saiba a resolução do monitor que será usado, para os casos em que você vai fazer a exibição noutro lugar. De antemão, é possível afirmar que as resoluções mais usadas são:

4:316:916:10
800x600 pixels1280x720 pixels1280x800 pixels
1024x768 pixels1600x900 pixels1440x900 pixels
1280x960 pixels1920x1080 pixels1680x1050 pixels

Existe ainda um aplicativo online que faz a conversão de resolução para formato de tela (aspect ratio). Clique aqui para acessá-lo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.