China proíbe o tema "viagem no tempo" em produções televisivas

1 min de leitura
Imagem de: China proíbe o tema "viagem no tempo" em produções televisivas

Cena da novela Shen-Hua (Canal CCTV-8) 

O tema “viagem no tempo” tem sido bastante explorado pelas redes de televisão da China, o que causou um pouco de medo por parte do governo. Temendo mobilizações por parte da população, o departamento responsável pelo controle da programação cultural do país baniu o assunto da mídia.

A maioria das séries e novelas que abordam o tema mostram a China do passado como superior ao cenário atual, o que representa críticas veladas ao governo comunista que ainda impera o país asiático. A imprensa internacional julga este como sendo o principal motivo para a censura das “viagens no tempo” na China.

Mas as palavras do governo são outras. Para o Conselho Chinês de Radio, Filmes e Televisão as produções utilizam visões completamente distorcidas dos fatos reais e apresentam ao público versões completamente desrespeitosas à história da China. Independente dos motivos que levaram o governo a tomar tal atitiude, ela mostra que o governo chinês ainda está muito longe de garantir a liberdade de expressão à população.

Ainda não se sabe se apenas as produções chinesas serão proibidas de tocar no assunto ou se obras importadas de outros países também serão vetadas se contiverem o tema “viagem no tempo”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.