Eleições 2016: 11 apps para acompanhar todos os passos de políticos

3 min de leitura
Imagem de: Eleições 2016: 11 apps para acompanhar todos os passos de políticos

As eleições estão bem próximas e você provavelmente já deve ter algum candidato definido. Por isso, é interessante acompanhar o que ele está fazendo durante a campanha — e também se vai cumprir as milhões de promessas que fez para conseguir o seu voto.

Além disso, podemos dizer que as eleições são um grande evento, afinal, a quantidade de notícias e informações que pipocam a cada minuto é monstruosa. Pode ser difícil de acompanhar o que está acontecendo na sua cidade ou com algum político de seu interesse.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quem está em cima disso e se aproveitou bem do desenvolvimento de aplicativos foi a Justiça Eleitoral Brasileira, que oferece cerca de nove apps para o eleitor acompanhar as eleições. Além disso, a Justiça também pretende oferecer um total de 11 aplicativos tanto para Android quanto para iOS.

Por outro lado, desenvolvedores terceiros também criaram aplicativos robustos que vão lhe ajudar nestes próximos dias mais turbulentos. Por isso, fizemos uma compilação de 11 apps para você baixar no seu smartphone.

Vamos lá?

Justiça Eleitoral Brasileira

  • Resultados

Vamos começar pelo aplicativo mais necessário se você for um eleitor ansioso: o Resultados vai informar em tempo real a apuração de votos das eleições.

Resultados

  • Eleições 2016

Este é o app oficial da Justiça Eleitoral. Notícias, vídeos e contatos do TSE e TER estão presentes. Ou seja, tudo o que você precisa para acompanhar as novidades na palma da mão.

App oficial

  • Pardal - Denúncias Eleitorais

O Pardal é um app voltado, como diz o nome, para denúncias. Ou seja, se algum candidato praticou atos ilegais ou indevidos no âmbito da Justiça Eleitoral, você pode denunciar dentro do aplicativo. É possível enviar fotos, printscreens, vídeos e arquivos de áudio.

Pardal

  • Candidaturas 2016

Está em dúvida em quem votar? Talvez, este app lhe ajude: ele informa todos os dados de candidatos: nome completo do candidato, nome para urna, numero, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação, link para o site do candidato, informações pessoais, bens, proposta de governo e eleições anteriores que concorreu.

Candidatos

  • Boletim na mão

Se você tem dúvidas sobre fraudes, o Boletim na Mão vai ler um QR Code presente no final do boletim impresso pela urna. Dessa maneira, é possível se organizar e saber mais informações de sua Zona Eleitoral.

Boletim

  • JE Processos

O JE Processos permite que você consulte e acompanhe processos físicos e eletrônicos. É possível pesquisar por nome da parte, do advogado ou pelo número do processo. Porém, ele é funciona apenas nas seguintes unidades: Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

JE

  • Agenda JE

Como um calendário, no app você encontra as datas do processo eleitoral a serem respeitadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral. Além disso, você encontra o calendário da "Transparência", que compreende “todo evento público relacionado à fiscalização do sistema de votação eletrônica e à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de votação paralela deverá ser precedido de ampla divulgação nos meios de comunicação institucional da Justiça Eleitoral”.

Calendário

Govern App

O Govern App, desenvolvido pela Leapps, oferece um panorama geral de candidatos. Ele apresenta as opiniões, os projetos, planos de governo e os bens declarados de políticos. Ainda, é possível utilizar um mural de recados para deixar alertas.

Govern App

OPS Fiscalize

Esse é bem bacana: ele mostra os dados de notas fiscais que foram reembolsadas pelos deputados federais. Ou seja, você pode fiscalizar as notas e decidir se elas são confiáveis ou suspeitas. Caso uma nota fiscal tenha muita suspeita, o projeto Ops garante uma investigação e a cobrança pelos meios necessários.

Fiscalizando

Apura Fácil

Esse app permite que o cidadão acompanhe uma apuração paralela das eleições — principalmente aqueles que têm dúvidas sobre a veracidade das votações. Basta escanear o QR Code nos boletins para alimentar a aplicação.

Apuração

Política na mão

É possível interagir com os candidatos. A ideia é aproximar cidadãos e políticos, para que ideias e projetos sejam debatidos juntos.

Política na mão

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.