App nacional permite fiscalizar deputados e faz ranking dos mais ‘gastões’

1 min de leitura
Imagem de: App nacional permite fiscalizar deputados e faz ranking dos mais ‘gastões’
Imagem: Foto: Bruno Todeschini/Ascom/PUCRS

Graças à recente fase caótica do cenário político local e a uma verdadeira dança das cadeiras do poder na Câmara, em Brasília, a população brasileira vem se tornando cada vez mais politizada e disposta a fiscalizar as ações a postura de seus representantes no governo. Para dar uma ajudinha nessa tarefa, alunos de um curso da PUCRS desenvolveram o Meu Deputado, um aplicativo pelo qual é possível saber tudo a respeito dos gastos governamentais e até tirar satisfações diretamente com os responsáveis pelas despesas.

Criado a partir de uma tarefa solicitada pelos professores do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD) – um programa de capacitação para soluções baseadas no sistema mobile da Apple –, o app usa o banco de dados do Portal de Transparência para mostrar a conta mensal dos deputados federais em atividade no Brasil. Embora esse material já possa ser consultado por qualquer cidadão no site desde que a Lei da Transparência entrou em vigor, o programa torna tudo mais amigável para os usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fique de olho nas atividades dos políticos brasileiros

“A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações”, afirma Claudio da Silva Dias Junior, um dos integrantes do projeto elaborado na universidade gaúcha. Por meio de listagens e de um sistema avançado de pesquisa – que permite a adição de vários filtros –, o serviço permite que você confira rapidamente como o deputado utilizou a verba reservada a ele, mostrando quais foram os gastos em itens como divulgação, combustível, passagens áreas, hospedagem e muito mais.

Além disso, o Meu Deputado traz informações importantes a respeito do dia a dia dos políticos na Câmara, com abas dedicadas a mostrar sua frequência nas sessões e escolhas feitas em votações de leis e projetos em Brasília. Achou pouco? Tudo bem, o app ainda oferece a chance de listar esse pessoal em um ranking de gastos e permite comparar dois ou mais representantes do povo em uma única janela. A opção de mandar emails com um texto-base pronto, questionando o destino das despesas, fecha com chave de ouro o pacote.

Baixe agora

A versão 1.2.1 do aplicativo já está disponível na App Store brasileira e pode ser baixada neste link. Infelizmente, para os usuários de aparelhos Android, como o Meu Deputado foi desenvolvido em um curso voltado especificamente para dispositivos iOS, as chances são de que o app não deva chegar tão cedo ao sistema mobile da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.