Prometeu sorvete e 'deu bolo': app SpoonRocket falha em promoção de estreia

4 min de leitura
Imagem de: Prometeu sorvete e 'deu bolo': app SpoonRocket falha em promoção de estreia

Uma tentativa de ação promocional do aplicativo de entrega de comida SpoonRocket não foi muito bem-sucedida nesta sexta-feira (23). Pertencente à mesma empresa que comanda o iFood, o app teve seu lançamento oficial na última segunda-feira (19) e prometia entregas rápidas (em até 35 minutos) de produtos de restaurantes “diferenciados” que não possuíam sistema de delivery anteriormente.

Porém, o que deveria ser uma jogada de marketing certeira acabou indo por água abaixo: o aplicativo prometeu realizar entregas gratuitas (tanto no valor do produto quanto no frete) de potes de sorvete da marca americana Ben & Jerry’s no dia 23 de setembro, das 14h às 18h ou até que os estoques se esgotassem, mas não foi exatamente o que aconteceu.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que deveria ser uma jogada de marketing certeira acabou indo por água abaixo: o aplicativo prometeu realizar entregas gratuitas, mas não foi exatamente o que aconteceu

A ação é bastante similar à que foi feita pelo Uber, aplicativo de transporte particular, no último mês de julho. Também em uma sexta-feira (15), o serviço entregou gratuitamente em domicílio picolés da marca Diletto. Bastava ordenar o delivery pelo aplicativo e receber as guloseimas no conforto do lar (ou do trabalho, da faculdade etc.). Apesar da sobrecarga causada pela promoção e de muita gente ter ficado sem, os sorvetes foram entregues das 11h às 15h, conforme prometido, e muita gente saiu satisfeita. Ponto para o Uber.

Entrando numa fria

O problema com a ação do SpoonRocket é que, além da promoção ter durado apenas alguns minutos após seu início às 14h, o aplicativo apresentou problemas dos mais diversos e – pior – não atendeu sequer as pessoas que supostamente haviam conseguido obter uma notificação positiva sobre a entrega. Foi uma chuva de reclamações nas redes sociais: a página do aplicativo no Facebook ficou inundada de comentários negativos e os clientes do app xingaram muito no Twitter.

Os seguidores da página do SpoonRocket no Facebook não ficaram muito felizes

Algumas pessoas, porém, relataram terem recebido o sorvete, mas a maioria esmagadora ficou a ver navios.

Obrigado @spoonrocket! Estava show

Uma foto publicada por Bruno (@brunosurano) em

Sentindo na pele

A redação do TecMundo, como era de se esperar, tentou entrar na onda do sorvete grátis também e acabou se dando mal. O pedido foi feito às 14h em ponto e, aparentemente, tudo havia dado certo. Apesar de o aplicativo ter apresentado erro na hora de inserir o endereço e de concluir o pedido, recebendo uma mensagem que dizia que “o restaurante está fechado”, tudo acabou dando certo e o pedido foi confirmado, inclusive através de um email.

Confirmação recebida por email pelos clientes

Após mais de uma hora, nenhum sinal da entrega do sorvete. Ao acessar novamente o aplicativo, ele indicava que o produto já havia sido entregue no endereço pedido. Nenhum sinal de delivery foi visto no prédio da redação e nem dos arredores, mesmo com o recebimento de uma notificação feita pelo aplicitivo indicando que a entrega já havia sido realizada. Uma tentativa de contato via telefone com a central de atendimento ao cliente do SpoonRocket acabou frustrada pelo tempo de espera absurdo: 23 minutos para falar com algum atendente.

Notificação de chegada do produto

Porém, à 17h55 o primeiro dos quatro pedidos confirmados foi entregue por um motoboy. Segundo ele, mais de 200 motos estão aplicadas nos deliveries, mas com o início das atividades apenas depois das 15h, tudo acabou se acumulando e atrasando. Com o fim do expedientes em muitos escritórios a partir das 17h, diversos pedidos não puderam ser recebidos pois os clientes não se encontravam mais no endereço de destino, mas o entregador afirmou que todos os pedidos confirmados serão entregues, mesmo que seja necessário fazer corridas amanhã, sábado (24).

No momento da publicação dessa matéria, o número de reclamações continua extremamente alto nas redes sociais, o que mostra o grande descontentamento dos clientes com a ação de marketing conturbada do SpoonRocket.

Tentamos falar com a assessoria do iFood, responsável pelo aplicativo, mas até o momento da publicação ninguém retornou o contato.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.