Review: MP3 Player Samsung YP-K3

7 min de leitura
Imagem de: Review: MP3 Player Samsung YP-K3

Quando se fala em MP3 Player logo vem à mente marcas como a Apple e a Sony — fabricantes do iPod e do Walkman, respectivamente. Contudo, a concorrência neste ramo é muito acirrada e nem sempre os melhores produtos pertencem às marcas mais famosas. A equipe do Baixaki vem testando diversos aparelhos, incluindo os dispositivos portáteis para reprodução de música.

Realizamos mais uma análise de MP3 Player, desta vez tivemos o prazer de testar um aparelho da Samsung, o já famoso YP-K3. A Samsung é uma das maiores marcas de eletrônicos do mundo, inclusive é a segunda maior fabricante de celulares. A empresa sul-coreana foi a primeira do mundo a introduzir o MP3 Player num telefone móvel. Além disso, foi a grande pioneira no desenvolvimento de memórias flash.

Com todos estes fatores, ficamos curiosos para conhecer o produto e checar a qualidade que a Samsung utilizou na fabricação de seu MP3 Player. Entretanto, antes de falarmos sobre nossos testes e conclusões, vamos mostrar a ficha técnica do produto, confira:

Especificações do Samsung YP-K3

Embalagem perfeita

A experiência com o MP3 Player da Samsung já começa na caixa do produto, a qual possui uma imagem ilustrativa e detalhes que combinam com a musicalidade do aparelho. Ao abrir a embalagem, o consumidor nota que a empresa sul-coreana criou este eletrônico especialmente para quem gosta de perfeição. A caixa externa apenas reveste a principal, que possui duas palavras grafadas com letra manuscrita: “For You” (Para Você).

Embalagem, manuais e acessórios do K3

A caixa interna é preta e possui dobras que escondem o produto no centro da caixa. Ao abrir esta segunda embalagem, o usuário se depara com o produto posicionado abaixo de um plástico protetor. Na caixa preta ainda existem dois compartimentos, que contêm cabo de dados, fone de ouvido, CD de instalação, manuais e certificado de garantia.

No centro da caixa o belíssimo MP3 da Samsung

Design

O visual do Samsung YP-K3 é um dos aspectos mais chamativos. Através da cor preta e da borda prateada, o MP3 Player da Samsung mostra-se um dispositivo muito elegante. Com a utilização de apenas um botão (na lateral direita) e conectores na parte inferior do aparelho, nota-se que a fabricante empregou muita discrição neste produto. O painel frontal, obviamente, é feito de um material que permite a sensibilidade do toque, pois não há botões para o usuário pressionar.

Muito leve e pequeno

As dimensões do produto também impressionam muito, pois é difícil encontrar aparelhos de MP3 tão finos como este da Samsung. O K3 é bem pequeno em suas proporções e se encaixa perfeitamente na mão — quando colocado no bolso nem se nota o volume do aparelho. Além disso, o produto não pesa muito, o que facilita o transporte.

Ultrafino e elegante!

Touchscreen

O YP-K3 é um aparelho que realmente impressiona. Para combinar com o visual ultrafino e a elegância externa, a Samsung optou por utilizar a tecnologia touchscreen para comandar os recursos do produto. A tela em si do aparelho não é touchscreen, mas abaixo dela há um espaço sensível ao toque (também conhecido como touchpad), onde há botões invisíveis que acendem quando o aparelho é ligado. A utilização do touchscreen é bem fácil e o K3 até reconhece quando o usuário mantém um botão pressionado (para avançar a música).

Um único botão e funções do Touchpad

Navegação

O menu raiz do Samsung K3 disponibiliza cinco funções principais: Música, Rádio FM, Foto, Texto e Configurações. Este menu é totalmente animado e o usuário acessa qualquer função apenas usando o tecla “Reproduzir/OK”. Para navegar, o YP-K3 possui sete botões: quatro destinados a navegação (setas para direita, esquerda, cima e baixo), um destinado a opções, outro para retroceder e o botão principal que serve para confirmar as ações.

Menu principal do Samsung K3

Qualidade do áudio fantástica!

A característica mais importante de um MP3 Player é a qualidade de reprodução dos arquivos de áudio — afinal, todo consumidor deseja que seu produto seja o melhor no que faz. Ao olhar para o externo deste aparelho, o usuário fica meio duvidoso quanto à qualidade do áudio, pois devido à espessura reduzida, qualquer um fica com a falsa impressão de que o K3 não possui um hardware dos melhores.

A maior expectativa quando tivemos o Samsung YP-K3 em nossas mãos foi o momento em que ligamos aparelho e pudemos testar o poder de áudio do produto. A fidelidade do K3 impressiona facilmente, pois o hardware do produto consegue manter um alto nível de qualidade sem distorcer absolutamente nada.

Realizamos vários testes (utilizando diferentes tipos de equalização e configurando manualmente o MP3 Player) para ter certeza de que nossos ouvidos não estavam sendo enganados. Conseguimos perceber que a Samsung caprichou muito ao desenvolver este aparelho e que até para os ouvidos mais sensíveis ele deve ser surpreendente. Segundo o site oficial, e as especificações do manual do produto, o YP-K3 consegue alta qualidade de áudio graças à tecnologia DNSe (Digital Natural Sound engine) — a mesma usada nos home theaters da fabricante.

Fones de ouvido poderosos

Claro que a qualidade do Samsung K3 não consiste apenas na tecnologia utilizada internamente, mas também na capacidade de reprodução dos fones de ouvido. Comparamos os fones que acompanham o YP-K3 com os do iPhone. Evidentemente, não abrimos os fones de ouvido para visualizar o método de construção, contudo testamos ambos no volume máximo para verificar o nível de distorção, qualidade dos graves e possíveis defeitos.

Este teste foi realizado apenas através da audição e percepção humana na captação dos sons. Não utilizamos nenhum software para tal tarefa, pois seria incorreto dizer como os fones se comportam sem que fossem testados na prática. Portanto, nossa análise foi realizada com alguns membros de nossa equipe. O teste consistia nas seguintes etapas: primeiro a pessoa devia ouvir um trecho de uma música com a intensidade máxima do volume usando os fones da Samsung e depois ela devia ouvir a mesma parte com os fones da Apple.

Surpreenda-se!

Para que o teste fosse ainda mais justo, efetuamos o procedimento acima com dois tipos de equalização: um pré-ajustado e outro configurado manualmente. As equalizações que utilizamos possuem altos níveis de graves, para que os fones fossem colocados a prova em sua capacidade máxima. O resultado foi bem óbvio: todas as pessoas que realizaram os testes concluíram que os fones de ouvido da Samsung são superiores em qualidade.

Além de não distorcerem os graves, os fones da Samsung permitem que o ouvinte distinga todos os sons presentes num mesmo momento — enquanto que os fones da Apple distorcem um pouco e misturam os sons, não permitindo que o usuário ouça toda a amplitude da música.

Bateria

Depois de tantos aspectos positivos, pensamos que o K3 tivesse esgotado suas opções, mas não, ele ainda trazia mais algumas cartas na manga. Uma análise de um MP3 Player jamais estaria completa sem um teste para verificar a longevidade da bateria. O site e as especificações do produto citavam a capacidade de reprodução contínua de até 25 horas.

Escute suas músicas favoritas por muito mais tempo!

Claro que duvidamos desse quesito, afinal é um valor bem alto para bateria de um MP3 Player.  Mas após realizarmos os testes, notamos que não havia necessidade de dúvidas, porque o K3 realmente possibilitou a execução contínua de aproximadamente 25 horas de música. Em nossos testes conseguimos espremer a bateria ao seu máximo, fazendo a carga durar até 24 horas e 40 minutos — valor minimamente abaixo do esperado, mas muito surpreendente.

Compatibilidade

Para quem deu uma boa olhada na tabela de especificações do Samsung K3 já notou que o aparelho só possui compatibilidade com os sistemas operacionais da Microsoft. Entretanto, testamos a conectividade com um home theater da Samsung e ele funcionou muito bem para a reprodução, o que significa que o conteúdo pode ser acessado por outros produtos da fabricante, mas não necessariamente por outros sistemas operacionais.

Ainda falando em compatibilidade, um dos piores problemas do K3 é seu cabo padrão de dados — o mesmo utilizado para recarregar a bateria do dispositivo. A Samsung optou por utilizar um cabo com conector proprietário, o que significa que o usuário fica restrito ao capricho da fabricante, não podendo utilizar cabos USB comuns. Mesmo com esse pequeno "problema", o cabo ao menos é compatível com USB 2.0, o que garante uma transmissão rápida das músicas para a memória interna.

Conector proprietário da Samsung

Preço

Apesar de ser fabricado no Brasil, o Samsung YP-K3 não é um produto encontrado com facilidade. Ao vasculhar na web, encontramos poucos sites que ofereciam o produto. O único site que realmente compensa visitar para adquirir este MP3 Player é o MegaMamute, que possui o produto no catálogo por um bom preço, 159 reais.

Vale a pena?

Ainda que a Samsung tenha insistido na construção de um MP3 Player (em tempos que os MP4 são o grande sucesso) e o produto não possua tanto espaço para armazenamento, certamente o investimento no Samsung YP-K3 é totalmente válido. Com tantas características positivas e preço atraente, o K3 mostra-se uma ótima opção para quem procura por um player de música moderno, de alta qualidade e surpreendente.

Feito para você!

O que você achou desta análise? Já conhecia o Samsung K3? Possui um produto semelhante? Você compraria este MP3 Player? Deixe sua opinião e participe de nosso portal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.