Play Store passa App Store em número total de aplicativos e desenvolvedores

1 min de leitura
Imagem de: Play Store passa App Store em número total de aplicativos e desenvolvedores
Imagem: FansShare

Os números mais recentes da empresa de pesquisa de aplicativos AppFigures indicam que em 2014 a Play Store da Google ultrapassou a App Store da rival Apple em número de apps e desenvolvedores pela primeira vez desde a sua criação. Caso os cálculos da companhia estejam corretos, a loja do Android fechou o ano passado com 1,43 milhão de programas disponíveis, enquanto a do iOS ficou com 1,21 milhão.

Este é um marco muito importante para a gigante das buscas e serve como uma prova do crescente interesse dos desenvolvedores pelo sistema do robozinho verde. Os dados demonstram que a comunidade de desenvolvedores do Android teve em 2014 seu terceiro ano consecutivo de crescimento superior ao do iOS, chegando a aproximadamente 388 mil criadores de software – frente aos cerca de 282 mil da empresa dos iPhones, iPads e iPods.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda que pareça fácil simplesmente coroar a Google como a nova líder do mercado de aplicativos, é preciso lembrar que o rendimento do serviço da Apple continua consideravelmente superior. Além disso, cabe ressaltar que a Maçã possui um processo de aprovação muito mais exigente para os desenvolvedores que enviam apps para eles – a empresa chega até admitir em suas guidelines que pode parecer “maníaca por controle”.

Todos crescem

Já com relação à indústria como um todo, o desenvolvimento de aplicativos continuou a ter um crescimento acelerado, com a Play Store, a App Store e a loja da Amazon todas crescendo mais do que 50% em 2014. As categorias que mais aumentaram sua representatividade entre as ofertas para Android foram as de jogos, fotografia e música, enquanto no iOS a liderança fica com os programas de negócios e estilo de vida.

Caso os números sejam confirmados pelas empresas, eles indicam que a Google começa 2015 com força total e tende a se beneficiar cada vez mais de sua crescente comunidade de desenvolvedores. Enquanto isso, a Apple permanece como uma rival competitiva e pode estar prestes a ganhar força com o lançamento do Apple Watch e a adoção de outras melhorias interessantes, como a linguagem de programação Swift.

Para os decepcionados pela ausência das lojas de Windows Phone e de outros sistemas operacionais entre esses dados, vale ressaltar que a AppFigures não os abordou durante sua pesquisa. Dessa forma, resta esperar que outras companhias de pesquisa ou que a Microsoft e as demais proprietárias de SOs revelem essas informações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.