Como saber se a bateria CMOS do seu computador está com defeito

3 min de leitura
Imagem de: Como saber se a bateria CMOS do seu computador está com defeito

Entre todos os problemas que acontecem com computadores, existe um que nem todos os consumidores conhecem, mas que é uma possibilidade bastante comum depois que ele atinge certos anos de vida. Trata-se do defeito ou do descarregamento da bateria da sua placa-mãe, também conhecida como a pilha CMOS.

Essa fonte de energia, cuja sigla significa semicondutor complementar de óxido metálico, opera justamente quando você desliga e até despluga o seu notebook. Ela era usada mais para alimentar o tal CMOS, sendo responsável por guardar parâmetros da inicialização do PC, a BIOS. Agora, ela tem como principal função manter o relógio de tempo real da máquina (data e hora) atualizados.  Você pode conhecer mais sobre esse componente neste artigo preparado pelo TecMundo.

Mas como saber se a hora de trocar essa pilha chegou? Confira a seguir algumas pistas.

Quando isso pode acontecer?

Não há como saber especificamente o momento de "falecimento" da bateria de CMOS. O ciclo pode variar de dois a dez anos a partir da fabricação do computador e são vários fatores envolvidos na vida útil da fonte de energia. Aí vale uma dica: ao comprar um aparelho, mesmo que seja novo, verifique se a data de fabricação dele já não é avançada demais. Isso pode significar que o dispositivo já possui uma chance maior de apresentar defeitos nessa bateria.

O ciclo da bateria varia de dois a dez anos a partir da data de fabricação do computador

Porém, saiba que deixar a máquina ligada por bastante tempo faz com que a bateria dure mais, já que ela não é tão acionada para que determinadas informações de data e hora sejam guardadas. Por outro lado, se a máquina fica desligada boa parte do tempo, ela será mais utilizada e terá um ciclo de vida menor. Muita gente acaba nunca sendo prejudicada por isso, já que troca de modelo antes mesmo de o componente apresentar defeito.

As pistas

1) Mensagens de erro bem específicas

O seu sistema pode apresentar algumas mensagens de erro que indicam que o problema está no CMOS. Há relatos de que, às vezes, talvez a máquina sequer ligue, mas esses casos parecem ser mais raros ou atrelados a outros problemas. As tais frases aparecem ainda na tela de boot do computador e impedem que o sistema seja corretamente inicializado. Elas são algumas das seguintes:

  • CMOS checksum failure  ("Erro de soma de verificação no CMOS")
  • CMOS read error ("Erro de leitura de CMOS")
  • CMOS battery state low ("Carga de bateria de CMOS fraca")
  • CMOS system options not set ("Opções de CMOS não estão definidas")
  • CMOS time and date not set ("Hora e data CMOS não estão definidas")

A mensagem de erro de CMOS e as opções para continuar

O sistema pode então solicitar que você "Pressione F1" para rodar valores padrão e continuar para prosseguir com a inicialização. Porém, ao fazer isso, a mensagem que pode aparecer é algo como "Especificações de drive inválidas".

A causa pode não ser necessariamente a descarga da bateria, mas sim algum outro defeito no componente. Em certos casos, como em “CMOS system options not set”, talvez seja necessário apenas reconfigurar o setup. Porém, substituir essa pilha deve ser uma das primeiras tentativas de solução.

2) Hora errada do relógio

Verifique se o calendário do seu sistema operacional está correto

Como a principal função atribuída à pilha de CMOS em modelos modernos de computadores envolve o armazenamento das informações de data e hora em tempo real, o mau funcionamento disso pode indicar bateria fraca ou defeituosa. Se você perceber que, a cada vez que liga o computador, a data e a hora estão atrasadas, o motivo pode ser esse.

3) Demora na inicialização

O boot do seu computador a cada vez que você o liga novamente pode ficar um pouco mais lento, já que falhas ocasionais no CMOS podem resultar em desconfiguração de alguns dispositivos, que são retornados para as opções padrão e precisam ser novamente identificados. Mensagens como "Configuração padrão carregada" ou "Entre na configuração para reconfigurar o sistema" podem aparecer nesses casos. Porém, saiba que esse sintoma individual pode não significar exatamente um problema na pilha do CMOS.

A substituição da pilha pode ser a solução

O que fazer?

As configurações do CMOS são específicas do hardware de cada computador, o que significa que, em caso de defeito, uma assistência técnica especializada deve ser procurada. É possível fazer a troca manual da pilha (que normalmente é de lítio em formado botão modelo CR2032), mas isso exige conhecimento técnico um pouco mais avançado, ainda mais em caso de notebooks, que demandam mais empenho para serem abertos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.