Radeon R9 380X pode chegar em abril com memória 3D e muita potência

1 min de leitura
Imagem de: Radeon R9 380X pode chegar em abril com memória 3D e muita potência

Mais novidades sobre a próxima placa de vídeo da AMD surgiram na internet. Dessa vez, foi o site Sweclockers que trouxe as afirmações.

Para começar, o novo produto da empresa não deve ser a R9 390X, como especulado antes, mas sim a R9 380X. Se isso for verdade, pode indicar que o Fiji XT (arquitetura que será empregada na nova placa de vídeo) não é o chip mais forte da fabricante, e ela pode estar esperando uma próxima oportunidade para lançar a tecnologia.

A site também alega que a placa virá com 4.096 núcleos gráficos (GCN) e 4 GB de um novo tipo de memória 3D. A principal novidade desse tipo de memória é a velocidade: ela pode ser até 9 vezes mais rápida que a memória GDDR5 utilizada nas placas atualmente.

Poder impressionante

Se compararmos apenas as especificações, temos uma placa capaz de oferecer até 45% mais desempenho que a R9 290X, contudo, sem contabilizar a nova interface de memória, que, sem dúvida, vai deixar tudo ainda mais veloz.

De acordo com os rumores, a memória HBD (High Bandwidth Memory) empregada nessa placa de vídeo poderá transferir dados a 640 GB/s, ou seja, o dobro do que a R9 290X é capaz de oferecer.

Para completar, o site também informa que o lançamento da nova GPU não deve demorar: a data estimada é entre abril e junho deste ano.

É claro que essas informações precisam ser vistas com cuidado, pois nada disso foi confirmado oficialmente. De qualquer forma, esse tipo de rumor sobre placas de vídeo tende a se confirmar se não completamente, pelo menos em parte.

Agora, só nos resta esperar pelas novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.