Galax GTX 980 HoF: a placa de vídeo mais rápida do mundo?

3 min de leitura
Imagem de: Galax GTX 980 HoF: a placa de vídeo mais rápida do mundo?
Imagem: Divulgação/Galax

Pode parecer estranho para os menos familiarizados, mas é usual no segmento de placas de vídeo a utilização da expressão “mais rápida”.

Isso normalmente quer dizer que uma placa gráfica prover maior quantidade de FPS (frames por segundo) do que outra concorrente. Justamente por alcançar maior qualidade nesse quesito (popularmente chamado de “jogabilidade”), a placa é considerada mais rápida.

Desde os primórdios da fabricação dos “aceleradores gráficos”, existe um grande interesse dos fabricantes em ter a hegemonia representada pela placa mais poderosa.

Esta hegemonia parte dos dois principais fabricantes de chips gráficos, a NVIDIA, que surgiu em 1993 e faz sucesso com sua linha GeForce, e a AMD, que em 2006 comprou a antiga ATI, detentora da tecnologia principal por trás dos chips gráficos Radeon.

A luta não acontece somente entre os dois gigantes, mas também entre os seus licenciados. Ambas têm parcerias com empresas que fabricam placas de vídeo baseadas em seus respectivos chips gráficos.

Entre tantas marcas, há algumas que se destacam por projetos especiais, desenvolvidos para atender o público mais exigente com as mais importantes qualidades que uma placa pode possuir: desempenho, beleza, durabilidade, refrigeração, overclocking (capacidade de trabalhar acima de suas especificações originais) e outros.

Antes de darmos início a essas características, devemos enfatizar que, em geral, a análise é específica para placas com uma única GPU, desconsiderando as placas com dois chips, já que uma placa com tal característica leva vantagem ao associar dois processadores de vídeo.

Galax GTX 980 Hall of Fame (HOF)

A “pegada” das placas da série Hall of Fame (HOF) já começa pelo projeto, em que a fabricante faz ajustes em todos os “ecossistemas” da placa, adicionando características especiais que lhe permitem trabalhar muito acima de suas especificações originais.

O PCB Branco de 10 camadas com os sistemas de refrigeração e alimentação aperfeiçoados ao máximo para trabalhar em tensões mais altas, detalhes de acabamento superior e, claro, componentes selecionados, dos quais podemos destacar a GPU, que é habilitada para trabalhar com clock de até 1.500 MHz, mesmo com refrigeração a ar.

Achou impressionante? Pasmem, pois esta placa é testada para rodar com clock de até 2.100 MHz em condições de extrema refrigeração (nitrogênio líquido), o que deixa extasiados os overclockers mais exigentes.

Ao permitir o funcionamento nessas condições, a placa realmente deve ser capaz de fornecer quantidade superior de frames por segundo para os jogadores, o que talvez a coloque como a mais rápida do mundo, conforme indagamos no título da matéria.

Características diferenciais

  • PCB branco de alta qualidade com 10 camadas
  • Sistema de alimentação diferenciado e otimizado para overclocking
  • Dissipador com 7 Heatpipes (4 tubos de calor de 8 mm e 3 de 6 mm)
  • Tecnologia Hyper Boost que supre performance máxima com um clique de botão
  • BIOS dupla para proteção e atualizações
  • Placa traseira de alumínio anodizado, que dissipa, reforça e protege o PCB
  • Projeto mais limpo e otimizado com PCB mais extenso
  • Dois ventiladores de 80 mm e um de 90 mm para melhor ventilação
  • Base do dissipador de cobre niquelado
  • Dissipador de calor para os MOSFETs integrados
  • LEDs personalizados (HOF LED com controle de supressão de frequência e brilho)
  • Base de plástico premium com detalhes em alumínio, ambos de alta qualidade
  • Última geração de PWM Digital IR3595, que fornece frequência de comutação duas vezez mais rápida
  • Sistema de 10 fases com indutores de classe aeroespacial, sendo 8 para o processador gráfico e 2 para as memórias
  • MOSFETS DrMOS de última geração IR3555 com saída para até 60ª
  • Indutores "Galax Extreme Power" de classe aeroespacial, de alta durabilidade e baixo ruído
  • Testada para overclocking em 1,5 GHz no ar e 2,1 GHz no nitrogênio líquido.

Com tudo isso que vimos, é certo que as concorrentes diretas devem se mexer, pois esse monstro promete ser o sonho dos gamers e dos overclockers. A marca Galax é a fusão de uma das líderes do mercado de placas de vídeo na Ásia (Galaxy) com a empresa representada anteriormente pela KFA2 na Europa.

Por haver pouco tempo de Brasil, nós do TecMundo tivemos apenas uma experiência com a marca, em especial com a GTX 780 HOF. Naquela ocasião pudemos atestar com resultados impressionantes, que é um produto de alta performance e qualidade.

Agora, ficaremos atentos para a chegada desses “monstros” ao Brasil, para poderemos dar mais detalhes aos leitores sobre as promessas da Galax.

Texto por Ronaldo Buassali

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.