PCI Express 3.0 tem o dobro da largura de banda da atual tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: PCI Express 3.0 tem o dobro da largura de banda da atual tecnologia

PCI Express 3.0 já disponível para os fabricantes

A terceira versão do PCI Express alcança a largura de banda de 32 GB/s quando utilizada em configuração 16x. Além disso, um novo esquema para codificação está presente, o qual utiliza a especificação 128b/130b e uma taxa de dados de 8 gigatransfers por segundo (GT/s).

O novo esquema permitirá quase 100% de eficiência, o que resulta em um ganho de 25% se comparado ao PCI Express 2.0. O padrão 3.0 do PCI Express pode atuar em diversos tipos de configurações, desde as mais simples que operam em 1x (com pista única) até as mais robustas, que trabalham em 16x.

O PCI Express 3.0 foi modelado para melhor utilização de energia. Segundo o documento oficial, o padrão tem custo baixo e alto desempenho como dispositivo de entrada e saída de dados. A nova especificação ainda oferecerá a retrocompatibilidade, que possibilitará aos utilizadores usarem placas de vídeo antigas em placas-mãe com o PCI Express 3.0.

As informações divulgadas pela PCI-SIG, organização que regulamenta o PCI Express, ainda revelam que o padrão já pode ser adotado pelas fabricantes. No entanto, os primeiros produtos com a nova especificação só devem estar disponíveis no início de 2011.

Legal, e o que é o PCI Express?

Se você já viu uma placa-mãe de perto, deve ter notado que ela possui diversos espaços para placas extras. O PCI Express é um dos "espaços" (também chamado de slot ou encaixe) onde é possível instalar novas placas. Normalmente, esse tipo de encaixe é usado para placas de vídeo, pois o PCI Express é um padrão de alta velocidade. Para saber mais, confira nosso artigo "O que é PCI Express?".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.