(Fonte da imagem: Reprodução/Adrenaline)

Recentemente, a AMD lançou uma nova placa de vídeo, a Radeon R9 290X, sendo que a empresa prometeu um desempenho superior ao de todas as outras concorrentes — “boato” que foi impulsionado com testes de benchmark que comprovaram o poder bruto de trabalho do novo componente da companhia.

Contudo, nem todo mundo acreditou no que foi dito pela AMD, como é o caso do site chinês PCOnline. O pessoal responsável por esta página comparou a placa de vídeo Radeon R9 290X com dois outros modelos — estamos falando das GeForce GTX Titan e a GTX 780, as duas da NVIDIA. Com isso, foi possível conferir se o componente da AMD é realmente superior aos outros que estão no mercado.

É, a história é um pouco diferente

Ao todo, foram feitos oito testes diferentes com todas as placas de vídeo, como o 3DMark 11, por exemplo. Em comparação com a GTX Titan, a 290X perdeu seis vezes e ganhou apenas uma — a verificação restante terminou em empate. Além disso, a única vez em que saiu vitoriosa foi com o Metro: Last Light, jogo patrocinado pela NVIDIA, o que é um tanto quanto curioso.

Já quando comparada com a GTX 780, o modelo 290X conseguiu se sair melhor. Das oito análises realizadas, o produto da AMD se saiu vitorioso em seis, com um empate e uma derrota para a 780. Além disso, o componente da NVIDIA foi criticado por consumir uma quantidade relativamente grande energia.

Por conta de tudo isso, fica comprovado que a Radeon R9 290X não é melhor do que todas as placas disponíveis para compra, mas isso não quer dizer que ela seja um componente ruim. Afinal de contas, tudo depende de como você utiliza a sua máquina, quais são os outros componentes do computador e a sua preferência, é claro.

Na galeria abaixo, você pode conferir os benchmarks que foram realizados.

Cupons de desconto TecMundo: