Vazam especificações que podem ser da AMD Radeon HD 9970

1 min de leitura
Imagem de: Vazam especificações que podem ser da AMD Radeon HD 9970

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Chip Hell)

A AMD está pronta para surpreender o mundo mais uma vez. De acordo com informações do site Chip Hell, a próxima linha de processadores gráficos e GPUs de alta potência da empresa utilizará os chips da família Hawaii.

Além disso, a nova linha de placas de vídeo deve ser a família HD 9000. Assim, a AMD pula a série 8000 — que já foi anunciada para notebooks e para movimentar as APUs da série Richland. Outro detalhe que impressiona é o fato de que os modelos da série HD 9000 podem chegar ao mercado ainda em 2013.

Os chips Hawaii serão os melhores de todos e devem substituir os modelos Tahiti utilizados nas Radeon HD 7900. Dessa forma, o modelo single-core de maior capacidade da linha deverá ser a Radeon HD 9970.

Especificações impressionantes

De acordo com as especificações que surgiram até agora, a GPU será construída com a arquitetura de 20 nm, terá 4.096 processadores stream (o dobro da Radeon HD7970), quatro engines de geometria, 16 serial processing units, 256 TMUs e memória com interface 512 bits.

Ainda não ficou claro quais serão a quantidade e o tipo de memória utilizada na placa, uma vez que o desenho mostra oito blocos de memória DDR3 ECC de 72 bits cada um, enquanto os modelos atuais trabalham com a tecnologia GDDR5. Isso pode indicar que o diagrama talvez seja de um produto diferente, e não de uma placa de vídeo para o consumidor final.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.