Menos da metade dos usuários de pirataria sabe os danos causados por isso

1 min de leitura
Imagem de: Menos da metade dos usuários de pirataria sabe os danos causados por isso

Uma nova pesquisa da Irdeto acaba de mostrar que boa parte dos consumidores de internet não tem plenos conhecimentos dos riscos e dos danos que estão envolvidos na obtenção de conteúdo pirata. Foram ouvidas mais de 25 mil pessoas em 30 países, e os resultados são bem interessantes.

De acordo com o relatório publicado, 52% do público da internet consomem material de vídeo pirata. E o que mais impressiona é que 48% dessas pessoas — ou seja, cerca de 6,25 mil entrevistados — afirmam que parariam de consumir pirataria ou ao menos reduziriam o volume disso se soubessem quais danos podem ser causados pela prática.

Em documento enviado à imprensa, a Irdeto diz que "uma iniciativa educativa concentrada no impacto da pirataria no processo criativo da produção de conteúdo, combinada com informações sobre como a pirataria está frequentemente associada a organizações criminosas e como o conteúdo pirateado pode incluir malware que rouba dados pessoais dos consumidores, poderia ter grande impacto sobre o consumo".

Nem todo mundo sabe o que é ilegal

Outra conclusão bem curiosa do estudo está na demonstração de que nem todo mundo sabe o que é ilegal. Apesar de 70% dos entrevistados entenderem que produzir e distribuir pirataria é ilegal; apenas 59% sabem que assistir a vídeos piratas por streaming também é indevido.

Você acha que campanhas de conscientização desse tipo poderiam ser realmente efetivas no combate à pirataria ao redor do mundo?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.