Photoshop CS6: como instalar e usar a versão de testes do editor de imagens

2 min de leitura
Imagem de: Photoshop CS6: como instalar e usar a versão de testes do editor de imagens
Imagem: Pictures Collections
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Photoshop é, sem dúvidas, o editor de imagens mais popular do mundo. Desenvolvido pela Adobe (responsável também por softwares como InDesign e Illustrator), o programa é utilizado tanto por profissionais quanto por amadores, que utilizam suas ferramentas avançadas para retocar fotografias, criar logotipos e fazer montagens impressionantes.

Se você nunca experimentou o utilitário, saiba que é possível testá-lo de graça. Tal como todos os outros produtos da Adobe, o Photoshop oferece uma versão trial (experimentação gratuita) de 30 dias. Durante esse período, é possível usá-lo normalmente, sem quaisquer limitações, para fazer os projetos que você desejar. A edição trial também é muito útil para quem quer tentar aprender a operar o programa sem investir um único centavo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para usufruir desse período de testes, primeiramente, devemos baixar o Photoshop diretamente pelo site da Adobe. O editor está atualmente faz parte do pacote Creative Suite 6 (ou, abreviando, CS6), mas pode ser adquirido separadamente sem problema algum. Clique aqui para acessar a lista de downloads na página oficial da empresa, e, em seguida, clique na opção “Photoshop CS6, Photoshop CS6 Extended”.

Caso você esteja usando o Mac OS X, haverá somente um arquivo a ser baixado. No Windows, porém, teremos dois documentos: o primeiro tem 1,1 GB (no formato ZIP) e o segundo tem apenas 1 MB (um EXE). Após terminar o download de ambos, execute este segundo item. Os arquivos necessários para a instalação serão extraídos para uma nova pasta no mesmo diretório em que os itens foram salvos.

Entre na pasta e encontre o arquivo “Setup.exe”. Na janela que se abre, clique na opção “Avaliar – Quero experimentar o Adobe Photoshop CS6 por um tempo limitado”. Escolhendo essa alternativa, você automaticamente ganha trinta dias para testar o programa gratuitamente. Prossiga com a instalação.

Em determinado momento, será preciso fazer login com a sua conta do Adobe – esta é uma etapa obrigatória, visto que a Creative Suite está sempre ligada aos servidores na nuvem da empresa e você não pode usar seus programas sem estar devidamente registrado. Caso ainda não tenha um cadastro, clique em “Criar uma Adobe ID” para fazer um novo.

Aguarde o término do processo de instalação. Quando o Photoshop for instalado, procure seu ícone e execute o programa de acordo com o tipo de seu sistema operacional (32 bits ou 64 bits). Ao iniciar o software, uma janela contabiliza o tempo restante do período de avaliação e oferece atalhos para quem quiser comprar uma licença do utilitário. Caso contrário, clique em “Iniciar versão de avaliação”.

Pronto! Agora você pode explorar todos os recursos do Photoshop CS6 e – caso ainda não o conheça – aprender suas funcionalidades básicas. Caso não tenha a mínima noção de como usar o editor, dê uma conferida em nosso guia de como usar o Photoshop CS4. Embora o tutorial diga respeito a uma edição mais antiga do software, a grande maioria de suas instruções também servem perfeitamente no CS6. Não deixe de ver também as nossas cinco dicas essenciais para novatos. Divirta-se!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.