GIMP: suavize e borre imagens com a Ferramenta Borrar!

2 min de leitura
Imagem de: GIMP: suavize e borre imagens com a Ferramenta Borrar!

Aquela foto que você andou recortando do fundo original já não é mais tão suave quanto antes? Se as bordas ficaram muito serrilhadas, é possível arrumar isso com o toque de um dedo apenas. A Ferramenta Borrar é a maneira ideal de criar efeitos de liquefação ou então suavização de bordas no modo manual e totalmente personalizado. Ideal para criar efeitos de fusão entre imagens, essa ferramenta tem múltiplos usos e pode facilitar muito a sua vida.

Para ter uma ideia de como utilizar a Ferramenta Borrar, pense primeiro em um quadro ou então um kit de pintura a dedo. Toda a tinta ainda está molhada e se você passar o dedo, irá borrar todo trabalho. É exatamente assim que essa ferramenta se comporta. Portanto, se você pretende usá-la, tenha bastante cuidado e precisão no seu clique.

Selecione a ferramenta ou pressione S no teclado

É possível adequar algumas especificações dessa ferramenta às suas necessidades pontuais em alguns casos. Para isso, observe o painel logo abaixo da caixa de ferramentas do seu GIMP. Existem diversas barras de ajustes para critérios como a “Opacidade”, “Escala” (tamanho do pincel) e “Taxa” (para controlar a intensidade dos borrões). Note também que a personalização dessa ferramenta passa pelas dinâmicas de pincel e também outros recursos ligados às configurações de borda e suavidade dessa ferramenta.

Configure a ferramenta da melhor maneira possível!

O grande segredo está em conseguir equilibrar recursos de dureza de pincel, tamanho, opacidade e intensidade dos borrões. Assim, sempre que você precisar fazer qualquer tipo de borrão nas suas fotos, poderá controlar as características sem complicação alguma. Depois de ter personalizado a ferramenta da maneira que melhor lhe atenda, basta clicar com o botão esquerdo sobre a imagem e arrastar.

Situações de uso

Suavize bordas com a ferramenta Borrar!Vamos supor que você realmente recortou uma foto de seu fundo original e gostaria de suavizar as bordas do objeto ou pessoa destacada. Você pode optar por duas maneiras, a primeira delas envolve selecionar a área desejada e aplicar um desfoque gaussiano. A segunda maneira irá utilizar a Ferramenta Borrar. Clique com bastante cuidado sobre as bordas e procure arrastar o fundo branco para cima das bordas. Isso acontece da mesma maneira com que uma tinta branca cobriria alguma área imperfeita.

Outra situação de uso para a Ferramenta Borrar é justamente aquela para a qual ela foi projetada: misturar cores e obter efeitos diferentes. Imagine-se pintando um quadro com as mãos. Sempre que você ultrapassar os limites entre uma cor e outra irá borrar a imagem. Agora, projete essa ação para o GIMP. É exatamente isso que acontece. Porém, você pode homogeneizar algumas áreas “puxando” uma cor ou textura para aquele determinado ponto.

Homogeneizar áreas ficou muito mais fácil!

Esse recurso de homogeneizar regiões é útil para quem pretende fazer maquiagens virtuais, esconder olheiras e outras imperfeições da pele, por exemplo. Contudo, é preciso tomar o mesmo cuidado para não exagerar e com isso misturar demais as cores. Isso pode prejudicar a identificação das cores e as próprias definições do que é aquela região.

Muito bem, agora que você já descobriu como configurar a sua Ferramenta Borrar e descobriu alguns dos principais usos dela, é hora de colocar a teoria em prática! Escolha uma foto que está precisando de alguns reparos e mãos à obra! Em quais situações você gostaria de ter uma ferramenta dessas? Conte para a gente no seu comentário!

Fique ligado para mais tutoriais e ferramentas do GIMP e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.